Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Carreta De Prevencao E Cura Da Hanseniase Estara Pela 2 Vez Em Jaciara

PREVENÇÃO & CURA: Carreta de prevenção e cura da hanseníase estará pela 2ª vez em Jaciara

Publicado em: 20 de Agosto de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Pela segunda vez, a Carreta de Saúde Novartis, em parceria com a Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, estará no município promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase. A ação acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 7 as 17 horas, com intervalo para almoço. A carreta estará estacionada na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho em frente Prefeitura de Jaciara

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza, o caminhão itinerante está equipado com cinco consultórios e um laboratório para o diagnostico da doença e na ocasião fará distribuição gratuita de remédios para o tratamento.

“Quem deverá procurar o atendimento são pessoas que possuem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo com perda de sensibilidade. Caroços e inchaços no corpo, avermelhados e doloridos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao logo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; E também áreas com diminuição dos pêlos e do suor. Fazer o diagnóstico é a melhor forma de prevenção e combater da doença”, destaca o secretário.

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos houve redução de 26% nos casos de hanseníase e aproximadamente 80% do total foram curados. Entretanto, a doença ainda está presente e, 56% das cidades brasileiras e é endêmica no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com quase 34 mil pacientes, representando 15,4% de todo o planeta.

Cura

Para o tratamento da doença, a Novartis fornecerá a poliquimioterapia (PQT), que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, o qual além de curar a doença interrompe sua transmissão e previne as deformidades ocasionadas.

Doença

A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que atinge principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.