Prefeitura Municipal de Jaciara UCT Jaciara convoca doadores de sangue - Prefeitura Municipal de Jaciara

UCT Jaciara convoca doadores de sangue

Jaciara, 06 de julho de 2015

A Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue de Jaciara (UCT) convoca doadores de sangue, principalmente tipo negativo, para comparecerem à unidade anexa ao Crentro de Especialidades (Cias), ao lado do Hospital Municipal de Jaciara. Os doadores deverão ter idade entre 18 e 67 anos. O horário de atendimeno é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Segundo a bioquímica responsável pelo UCT, Laura Thalita de Araújo Gaklik, além de ajudar a salvar uma vida, o doador é beneficiado com exames de HIV, Hepatites B e C, sífilis e doença de chagas. Com a carteira de doador o cidadão também tem desconto em cinemas, tem isenção em concursos, entre outras vantagens.

“Para doar é bem simples, basta comparecer na sede do UCT portando o documento de identidade (RG), ter idade entre 18 e 67 anos. Quem tem idade entre 16 e 17 anos também poderá doar desde que esteja acompanhado pelos pais ou responsável”, frisa a bioquímica.

De cada pessoa são coletados 450 ml de sangue, que começa a ser reposto no organismo no período de 24 horas. Uma sessão de doação dura em média 40 minutos e logo após o processo de coleta é servido um lanche básico para auxiliar na recomposição do doador.

Publicado em 06/07/2015

Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara