Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Medicamentos E Riscos Da Automedicacao Sao Temas Do 2 Ciclo De Palestra Medica Certa Jaciara

SAÚDE: Medicamentos e Riscos da automedicação são temas do 2º ciclo de palestra Medica Certa Jaciara

Publicado em: 17 de Junho de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Toda substância que apresenta propriedades curativas ou preventivas de doenças é medicamento, que é o tema central do segundo Ciclo de Palestras do Medida Certa Jaciara. Todo o universo do medicamento e o risco da automedicação foram explanados pela farmacêutica generalista Vanessa Tizzo Teixeira, na terça-feira (16), no Centro Comunitário do Bairro São Sebastião, com o apoio da equipe do PSF 4.

De acordo com a farmacêutica, a automedicação é quando uma pessoa toma um medicamento por conta própria, sem a recomendação ou prescrição de um médico.  “Quando se toma o medicamento errado ou a dosagem errada este não irá fazer efeito sobre aquela doença ou aquele sintoma. No caso de superdosagem poderá até levar ao óbito”, destaca Vanessa.

Os efeitos colaterais também foram abordados no encontro, os quais ela informou, que podem variar de acordo com a medicação. Na maioria dos casos são leves e desaparecem logo após o início do tratamento.  Alguns desses efeitos são sinais de que a medicação está começando a fazer efeito, sintomas esses que devem ser informados ao médico que receitou a medicação.

A palestrante frisou também a importância de utilizar apenas água para ingerir a medicação e jamais abrir sua cápsula, triturar comprimidos ou tomar fora do horário recomendado. O armazenamento correto é de extrema importância para que toda a propriedade do fármaco seja preservada.

As atenções na palestra se voltaram quando temas secundários como remédio para emagrecer, antidepressivos, laxante, diuréticos, termogênicos, foram abordados pela palestrante, a qual contou com a colaboração da nutricionista Paula Eleonora.

O segundo ciclo de palestra contemplará todos os pólos assistidos pelas oito unidades do Programa Saúde da Família. O projeto, que visa a qualidade de vida dos jaciarenses, é ofertado pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).