Prefeitura Municipal de Jaciara Fonoaudiologia e Fisioterapia passam atender em estruturas adequadas - Prefeitura Municipal de Jaciara

Fonoaudiologia e Fisioterapia passam atender em estruturas adequadas

Jaciara, 10 de junho de 2015

O centro de Reabilitação Dom Aquino Correia, que antes estava funcionando em instalações inadequadas, agora conta com boa estrutura e ambiente com todas as acessibilidades aos pacientes das especialidades de Fisioterapia e de Fonoaudiologia. Serviços mantidos pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a coordenadora do Centro de Reabilitação, Iliani Pinheiro Moreira Schuh, o novo espaço proporcionará mais agilidade e eficiência nos atendimentos prestados pela equipe multiprofissional. “Estamos estruturados com duas salas de Eletroterapia, Cinesioterapia - onde se realiza tratamentos neuromusculoesquelético (ortopédico e pediátrico) e circulatório por meio de movimento e do exercício”, explica a coordenadora.

A sala de movimento está equipada com rampa, escada, espaldar, roda de ombro, escada de dedo, cadeira extensora, roldana para o fortalecimento de ombros superiores e o bipap destinado a tratamentos respiratórios. Já a no ambiente de eletroterapia estão também os equipamentos de ultrassom, TNS (estimulador elétrico) e infravermelho.

Já na especialidade da fonoaudiologia, é trabalhado a motrocidade oral, linguagem e fala, utiliza-se como recurso espelho. Para os pacientes de pediatria, tem um cantinho lúdico com tapete e espelho para facilitar o desenvolvimento do tratamento.

"De janeiro a dezembro de 2014 na área de fisioterapia teve 1.300 pacientes e 4.986 atendimentos (na área neurológica, ortopédica, pediátrica e respiratória). Já a fono, foram 425 pacientes e 961 atendimentos com procedimentos pediatricos e adultos. De janeiro a maio deste ano, a fisioterapia já atendeu 613 pacientes e 2.649 atendimentos. E na fono, 241 pacientes e 645 atendimentos.

Publicado em 10/06/2015

Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara