Você está em: Início / Imprensa / Notícias / CAPS Jaciara Realiza Pit Stop E Panfletagem Pela Luta Antimanicomial

RESSOCIALIZAÇÃO: CAPS Jaciara realiza “pit stop” e panfletagem pela Luta Antimanicomial

Publicado em: 18 de Maio de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Hoje, 18 de maio, é celebrado no calendário oficial brasileiro o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Jaciara, a equipe de colaboradores e alguns integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estão com um pitstop na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho onde estão distribuindo panfletos da luta contra a institucionalização e a favor da ressocialização. Na oportunidade, os integrantes do CAPS estraão comercializando alguns artesanatos confeccionados nas oficinas da instituição.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.  Esses cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção digna e diversificada de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc.

O CAPS Jaciara, entidade mantida pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possui atualmente 53 assistido. Entre eles estão pessoas com depressão, transtorno mental e dependentes de álcool e outras drogas. O atendimento aos pacientes do CAPS é diário com acompanhamento da equipe multiprofissional formada por psicopedagoga, psicóloga, educador físico, instrutoras de artesanato, secretária e apoio.

O CAPS oferece uma participação ativa e efetiva aos usuários de serviços de saúde mental, aos seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem de transtornos mentais.

O lema do movimento é "Por uma sociedade sem manicômios", que foi estabelecido em 1987 e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país as ações e recursos diversos da sociedade.