Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Programa Anti Tabagismo Esta Com Inscricoes Abertas Em Todos Os PSFs De Jaciara

BEM ESTAR: Programa Anti Tabagismo está com inscrições abertas em todos os PSF´s de Jaciara

Publicado em: 15 de Abril de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Com o objetivo de incentivar o abandono do cigarro o Programa Nacional de Controle do Tabagismo está com as inscrições abertas gratuitamente em todas as Unidades do Programa Saúde da Família de Jaciara (PSF´s), o qual além do apoio de profissionais multidisciplinares do Nasf, disponibilizará a medicação especifica para auxiliar o tratamento. A iniciativa é da Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a psicóloga do Nasf, Mirna Thomé, as reuniões de apoio acontecerão em todos os PSF´s, uma vez por semana, onde as  pessoas que fumam e desejam largar o vício, terá o acompanhamento de toda equipe da unidade.

“Nossa primeira agenda do grupo Anti tabagismo foi no Distrito de Celma. Lá explicamos como funciona o programa e na oportunidade já foram abertas as inscrições para os moradores da região, os quais terão o suporte da equipe do PSF 6”, conta Mirma.

Para o secretário municipal de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza, é fundamental que a rede de profissionais do programa de tabagismo esteja preparada para conduzir as duas principais frentes de trabalho. Primeiro, criar uma boa relação pessoal com o fumante e o cumprimento rigoroso do uso da medicação.

“Dentro da técnica repassada pelo Ministério da Saúde é necessário inicialmente realizar um bom acolhimento destas pessoas, proceder com a triagem, consultá-los com um médico e simultaneamente prepará-los para o tratamento em quatro sessões durante um mês, onde eles já iniciarão o uso do medicamento”, ressalta Edinaldo.

O secretário de Saúde frisa que o controle do tabaco é uma importante medida de prevenção de doenças. O ato de fumar, assim como uma alimentação não saudável, não praticar atividades físicas e uso abusivo de álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto, AVC e câncer.

Outra ferramenta que utilizaremos para auxiliar a mudar o dia-a-dia dos integrantes do grupo Anti-Tabaco é o Medida Certa, lançado no último dia 6 de abril, o qual já está tendo um grande número de participantes, como um exemplo os assistidos pelo PSF 6 com mais de 120 integrantes, todos com o mesmo objetivos, deixar os velhos hábitos de lado e começar uma vida sem sedentarismo”, finaliza o secretário.