Ouvidoria Municipal

Saúde

Secretaria de Saúde realiza ações para bloquear transmissão da dengue no Santo Antônio

Os Agentes de Combate a Endemias saíram às ruas na manhã desta terça-feira (24) para realizar o bloqueio químico em nove quarteirões do Bairro Santo Antônio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento é comum e executado pela equipe de Vigilância Epidemiológica em regiões onde se constatam casos positivos de dengue.

O coordenador da Vigilância, José Anchieta Pereira de Lima, ressalta que o bloqueio é feito apenas onde se tem notificação seguida de positividade. Como é o caso de um rapaz no Santo Antônio informado a vigilância pelo CIAAS. A medida faz parte do trabalho de intensificação ostensiva contra a dengue, seguindo as normas nacionais do Ministério da Saúde.

“Para o procedimento do bloqueio químico, percorremos todas as casas e estabelecimentos ao entorno para verificar e se precisar eliminar focos do mosquito. Depois é feita a aplicação do inseticida com nebulização com o objetivo de eliminar os mosquitos existentes”, explica Anchieta.

Vale frisar que a nebulização é utilizada para bloquear a transmissão da doença e não é eficaz quando adotada como medida única e principalmente se as pessoas continuarem acumular possíveis criadouros do Aedes Aegypti como potes sem tampas, latinhas, garrafas ou qualquer outro recipiente que acumule água.

Publicado em 24/03/2015

Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara