Ouvidoria Municipal

Saúde

Assistidos pelo Caps Jaciara participaram de curso técnico profissionalizante pelo Senar-MT

om a intenção de promover capacitação e geração de renda aos assistido pelo Centro de Atendimento Psicossocial de Jaciara (CAPS), foi promovido o curso técnico profissionalizante de arranjos florais durante cinco dias na sede da instituição. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

De acordo com a artesã e instrutora credenciada do Senar-MT, Maria de Lourdes Albuquerque, no curso que teve 40 horas/aulas foram ensinadas técnicas para transformar a matéria prima como folhas, sementes, galhos secos, entre outros insumos, para confeccionar a arte.

O tema do curso dos arranjos florais foi decoração natalina, onde os alunos puderam criar suas próprias guirlandas de natal, utilizando folhas esqueletizadas sem a clorofila, palhas secas de milho e de coqueiros, dentre outros materiais que também já foram descartados pela natureza.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Jaciara é mantido pela Prefeitura de Jaciara com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A instituição, que está presente em todo o país, desenvolve um trabalho diferenciado que visa a substituir os antigos métodos aplicados nos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios.

De acordo com a pedagoga do CAPS Jaciara, Thaiz Celuppi Souza, a unidade presta atendimento integral de forma interdisciplinar, onde a participação da família e da comunidade é de fundamental importância para a ressocialização e contextualização do integrante, usuário do sistema.

“Nossa unidade do CAPS atende a demanda do município, encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por instituições e/ou de demanda espontânea. Aqui eles permanecem durante o período diurno e realizam as propostas terapêuticas definidas pela equipe de atuação”, conta Thaiz.

O CAPS Jaciara conta com um quadro de colaboradores capacitados para atender seus usuários, que são maiores de 18 anos, entre eles estão os que sofrem de depressão, dependentes de drogas e álcool e portadores de transtornos mentais.

Publicado em 11/12/2014

Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara