Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Enfermeiras Participam Da Capacitacao Em Notificacao De Acidentes De Trabalho E Doencas Relacionada

SAÚDE: Enfermeiras participam da capacitação em Notificação de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionada

Publicado em: 25 de Setembro de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Sec. Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de planejamento e Vigilância Sanitária, realizou o Treinamento em Serviços para Notificação para Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas à jornada laboral e Notificação de Violências Domésticas e Sexuais, na manhã desta quinta-feira (25), na sede órgão.

A capacitação, ministrada pelas colaboradoras, Suely Cristina Castro da Silva (Planejamento) e Andréia da Cruz (Vigilância), tem como objetivo auxiliar os enfermeiros de todas as unidades públicas de saúde do município a identificar os fatores, elementos e pontos críticos que fazem parte da cadeia de eventos que contribuíram para a ocorrência do acidente de trabalho e violências.

De acordo com Suely Castro, este treinamento é importante para a geração do banco de dados com as informações que a partir delas são traçadas as metas e definições de ações para minimizar tais agravos.

“Muitas dessas ocorrências acabam não sendo notificadas em virtude de vários fatores, uma delas é falta de conhecimento da população em procurar as unidades de saúde. Desta forma estamos reforçando com nossos colaboradores a importância deste sistema”, salienta Suely.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória, da Portaria nº 1.271, de junho de 2014, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importante de cada região.

Na oportunidade, representando as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e do Hospital Municipal de Jaciara (HMJ), estavam as enfermeiras: Alayr Fernanda Miranda, Francieli Assolini Ferreira, Fernanda Nascimento, Francisca Andréia Pinheiro, Arinalda Sonize da Silva Cunha, Luciana Wagner, Edilaine Martins, Ana Célia de Oliveira Amaral, Francielly Carnaúba Freitas e Aira Monique Farias.