Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PSE Inicia Atividades Em Jaciara

SAÚDE: PSE inicia atividades em Jaciara

Publicado em: 11 de Junho de 2014
Texto: Márcio Fidélis

Colaboradores das secretarias de Saúde e da Educação, representantes da comunidade jaciarense e das escolas municipais, estaduais e particulares do município se reuniram, nesta quarta-feira (11) para prévia dos trabalhos que serão desenvolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE).

Este ano, as ações do PSE serão coordenadas pelo Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf), que está ligado a Secretaria Municipal de Saúde.  De acordo com a coordenadora do núcleo, Mirna Aparecida Tomé, este ano o programa entra no seu terceiro ano de implantação. Ao todo serão contemplados com as ações 6.360 alunos.

Sueli Cristina Castro, do setor de planejamento da Saúde, destaca que neste ano o Saúde na Escola também atenderá todas as creches de Jaciara, incluindo todas as modalidades de ensino. “O PSE é destinado ao ensino público, mas desde a primeira edição as escolas particulares solicitaram participar também das atividades”, frisa.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

DINÂMICA DOS TRABALHOS

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por três componentes: O primeiro vai realizar as seguintes avaliações: antropométrica, bucal, ocular, situação vacinal, auditiva, alterações na linguagem oral e identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados e doenças em eliminação.

Já o segundo componente trabalhará a promoção da Saúde e de atividades de Prevenção como: segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, cultura de paz e direitos humanos, saúde mental no território escolar, saúde de prevenções com o tema direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST0/AIDS, prevenção de uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, praticas corporais, atividades físicas e lazer nas escolas, entre outros.

E o último componente vai atuar na Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens como: formação de profissionais em Vigilância Alimentar e Nutricional, formação para trabalhar com as temáticas de promoção da alimentação saudável, para trabalhar com direitos sexuais e reprodutivo e prevenção de DSTs, álcool, tabaco e outras drogas; entre outras capacitações.

O PROGRAMA

o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Governo Federal e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, visando à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.