Prefeitura Municipal de Jaciara CAPS realiza movimento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial - Prefeitura Municipal de Jaciara

CAPS realiza movimento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Jaciara, 16 de maio de 2014

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no calendário nacional brasileiro no dia 18 de maio, promove cidadania e inclusão social às pessoas com problemas psiquiátricos e destaca o avanço na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos.

Durante essa sexta-feira (16) a equipe do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Jaciara, realiza um manifesto em frente a Prefeitura Municipal, para divulgar a reforma psiquiátrica que vem acontecendo no Brasil. “Nosso objetivo é mostrar que precisamos mudar o modelo de atendimento, tirando os pacientes do isolamento e trazendo para o convívio familiar. Com orientação e tratamento eles podem encontrar seu espaço na sociedade”, explicou Taís Celupi, Pedagoga do Caps.

Taís ressalta que as condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. “Existem muitas manifestações em todo o país no dia 18 de maio para deixar claro que os doentes mentais não devem ser excluídos da sociedade ou maltratados como acontecia antigamente”, comentou.

As manifestações visam uma ampla mudança no atendimento público em Saúde Mental, garantindo assim o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade.

Publicado em 16/05/2014

Fonte: Aline Bassanesi/Ascom