Política de Privacidade Política de Cookies
2023 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou nesta segunda-feira (17.03), o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), de 2014, com objetivo de identificar o tipo de criadouros predominante nos domicílios e outros imóveis em Jaciara.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Cenita Maria Oliveira, no último levantamento do Lira, realizado no mês de janeiro deste ano, foi identificado que o município está em situação de alerta com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito da dengue. O índice apresentado foi de 3,6%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.
No levantamento foi demonstrado que o maior índice de infestação está nos quintais das residências, onde os recipientes plásticos, latas, sucatas, pneus, caixa d água sem a tampa e outros tipos de lixos domésticos, são os que mais reincidem no acumulo de água tornando um ambiente propicio para o criadouro das larvas do mosquito Aedes.
A coleta de dados, desta segunda etapa de 2014, vai ocorrer em todos os bairros do município. A Vigilância Ambiental em Saúde que os agentes participam de ações rotineiras de combate ao mosquito durante todo o ano e, neste período de chuva as ações são intensificadas, mas que para deixar a cidade livre do foco é importante que os moradores continuem colaborando e eliminando os criadouros do mosquito. “As caixas de água dever ser bem tampadas sempre e os pratos dos vasos de plantas preenchidos com areia para não acumular água”, finaliza Cenita.
Publicado em 17/03/2014
Fonte: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara
Política de Privacidade Política de Cookies
2023 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000