Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vigilancia Ambiental Em Saude Inicia Segunda Etapa Anual Do Lira

SAÚDE: Vigilância Ambiental em saúde inicia segunda etapa anual do Lira



Publicado em: 17 de Março de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou nesta segunda-feira (17.03), o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), de 2014, com objetivo de identificar o tipo de criadouros predominante nos domicílios e outros imóveis em Jaciara.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Cenita Maria Oliveira, no último levantamento do Lira, realizado no mês de janeiro deste ano, foi identificado que o município está em situação de alerta com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito da dengue.  O índice apresentado foi de 3,6%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.

No levantamento foi demonstrado que o maior índice de infestação está nos quintais das residências, onde os recipientes plásticos, latas, sucatas, pneus, caixa d água sem a tampa e outros tipos de lixos domésticos, são os que mais reincidem no acumulo de água tornando um ambiente propicio para o criadouro das larvas do mosquito Aedes.

A coleta de dados, desta segunda etapa de 2014, vai ocorrer em todos os bairros do município. A Vigilância Ambiental em Saúde que os agentes participam de ações rotineiras de combate ao mosquito durante todo o ano e, neste período de chuva as ações são intensificadas, mas que para deixar a cidade livre do foco é importante que os moradores continuem colaborando e eliminando os criadouros do mosquito. “As caixas de água dever ser bem tampadas sempre e os pratos dos vasos de plantas preenchidos com areia para não acumular água”, finaliza Cenita.


Últimas Notícias