Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanha Inedita Em Jaciara De Prevencao De Cancer Teve Participacao Massiva Da Populacao

SAÚDE: Campanha inédita em Jaciara de prevenção de câncer teve participação massiva da população



Publicado em: 24 de Fevereiro de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

Cerca de 350 pessoas, entre elas homens e mulheres, compareceram no Centro Integrado de Atenção de Assistência a Saúde (CIAAS), anexo ao Hospital Municipal de Jaciara, no sábado (22.02) para participar das ações da campanha de prevenção de câncer, do Hospital de Câncer de Mato Grosso, que contou com a parceria da Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Saúde, além dos organizadores do Leilão Beneficente Pró Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Edinaldo de Souza, a campanha foi um sucesso com a presença massiva da população, a qual pode realizar exames preventivos em diversas especialidades como urologia, oncologia, bucomaxilo, ginecologia, entre outras. “Além da grande participação sobraram vagas aos exames de próstata e bucomaxilo. Nossa meta era realizar 400 procedimentos e conseguimos alcançar 85% do total estipulado, ou seja, 341 pacientes compareceram no dia da prevenção”, explica.

Para a professora aposentada, Judite Ferreira da Silva, com campanhas como esta quem ganha é a população jaciarense, que muitas vezes tem que se deslocar até outras cidades para realizar exames como mamografia, entre outros. “Com a vinda dos médicos especialista à nossa cidade, evitamos ter que acordar na madrugada e correr risco nas estradas para ir à Cuiabá ou Rondonópolis para fazer estes preventivos”, declara.

Na especialidade de bucomaxilo foram atendidas 33 pessoas sendo 19 mulheres e 14 homens. Com o cirurgião oncologico consultaram 107 paciente entre eles 99 do sexo feminino e nove do masculino. Já o urologista atendeu 73 homens com idade acima de 45 anos. E para o exame de PSA foram 73 pacientes e outras 55 mulheres no exame de CCO.

Além dos atendimentos, foram encaminhos ao Hospital do Câncer os exames citologia bucal (33), mamografia (23), USG mama (12), biopsia mama (2), biopsia próstata, videolaringoscopia (1), biopsia colo de útero, AIH internação (1), encaminhamento cabeça e pescoço (1) e tomografia abdominal (1).

O prefeito Ademir Gaspar agradece a parceria com a Associação Pró Saúde, através dos senhores Antonio Figueiredo Mei, Raimundo Pinheiro, Antonio Rubens Francisco e Ricardo da Cicate. “Não podemos esquecer-nos de parabenizarmos aos colaboradores da secretaria de Saúde, os quais não mediram esforços para realizar a campanha na esfera municipal”, finaliza.  


Últimas Notícias