Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanha Contra O Cancer Levara Prevencao Aos Moradores De Jaciara

SAÚDE: Campanha contra o Câncer levará prevenção aos moradores de Jaciara

Publicado em: 12 de Fevereiro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom Jaciara

Jaciara receberá neste mês de fevereiro uma campanha de Prevenção de Câncer do Hospital de Câncer de Mato Grosso. A campanha é uma parceria entre Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Câncer de Mato Grosso, que irá diagnosticar e prevenir a doença, aumentando assim as chances de cura. Os atendimentos acontecerão no CIAAS, anexo ao Hospital Municipal, no dia 22 de fevereiro (sábado).

Serão ofertadas cinco especialidades e em cada uma delas será feito uma triagem de pacientes. Para a área de Urologia, o paciente deve ser do sexo masculino, ter 50 anos ou mais e não ter caso de câncer de próstata na família e ter 45 anos ou mais se possuir caso de câncer na família. Para essa área serão disponibilizadas 100 vagas, sendo 50 as 08h e 50 às 10h.

Já para especialidade de Cirurgião Oncologico (Pele) serão 50 vagas no período das 10h da manhã. O paciente será atendido se possuir feridas na pele que não cicatrizam ou que apresentam ardência, pessoas de pele muito clara, com histórico de câncer de pele na família e pessoas que tenham grande exposição ao sol, como trabalhadores rurais, carpinteiros, garis e com lesões na pele. O mesmo número de vagas será ofertado para a área Oncologica (Mama) e serão destinadas a mulheres acima de 45 anos com nódulos palpáveis ou a baixo de 45 anos que possuem casos de câncer de mama na família. O atendimento começará a partir das 08h.

Para a área do Buco Maxilo serão disponibilizadas 100 vagas que atenderão aos pacientes que tenham lesão na cavidade bucal e que não cicatrizam, pacientes que fazem o uso prolongado de bebidas alcoólicas, fumantes e ex fumantes. As vagas serão divididas em 50 a partir das 08h e 50 a partir das 10h.

Por fim, serão realizadas 100 consultas para a coleta de Papanicolaou em mulheres que iniciaram sua vida sexual, que fizeram o exame há mais de seis meses e mulheres que tenham caso de câncer na família. Os 50 primeiros atendimentos começam as 08h e os 50 últimos às 10 horas da manhã.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes devem procurar sua Unidade de Saúde levando consigo os documentos pessoais, comprovante de residência e cartão SUS (Sistema Único de Saúde), para participar da triagem de atendimento. Os cadastros começaram a ser feitos nesta quarta-feira (12) e continuam até o dia 21 de fevereiro.

Se você se encaixa em algum das especialidades, procure uma Unidade de Saúde e faça seu cadastro, pois as vagas serão limitadas. Não fique de fora, o câncer quando prevenido ou diagnosticado precocemente tem cura.