Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Caps Arrecada Alimentos Para Familias Carentes

SAÚDE: Caps arrecada alimentos para famílias carentes

Publicado em: 12 de Setembro de 2013
Texto: José Marques/Ascom

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaciara iniciou uma ação de arrecadação de alimentos não perecíveis. O objetivo é montar cestas básicas e distribuí-las a famílias carentes e que tenham um membro da família que necessite de atendimento ofertado pelo CAPS, no próximo dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental.

Coordenador do CAPS, o psicólogo Geraldo Anacleto Pinheiro afirma que a meta é divulgar a ação, além das atividades desenvolvidas pelo centro.  “Queremos, além de possibilitar o acesso ao CAPS às pessoas que não utilizam ou utilizam parcialmente o serviço, levando até elas o alimento, que é fruto da ação”, complementou.

Ele lembra que muitas dessas pessoas são excluídas da sociedade. “Essa ação, juntamente com nosso amor e carinho, é justamente para eles sentirem o quanto nos preocupamos com eles”, destacou.

Os pontos de arrecadação estão divididos em quatro, com os mantimentos podendo ser entregue na sede do CAPS, Secretaria Municipal de Saúde, Paço Municipal e TV Cidade.

O Caps de Jaciara presta um atendimento especial a aproximadamente 30 pessoas diariamente, uma média de 120 por semana. No local são promovidas atividades terapêuticas e de inclusão social com adultos e adolescentes.

O quadro de funcionários é dividido entre um médico psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, uma enfermeira, uma pedagoga, duas artesãs, um guarda, uma auxiliar administrativa e dois apoio.

No local são realizados 200 procedimentos semanais que envolvem consultas, atendimentos, visitas, terapia ocupacional, entre outros. Também são realizadas confraternizações, cursos, passeios, momentos culturais, entre outras atividades.