Prefeitura Municipal de Jaciara 27 de julho Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Prefeitura Municipal de Jaciara

27 de julho Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Jaciara, 24 de julho de 2013

No próximo dia 27 de julho, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data marca a implementação no Brasil do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários, instituído em 1972 por iniciativa do então ministro do Trabalho Júlio Barata, através das Portarias 3.236 e 3.237.

De acordo com a Previdência Social, no ano de 2011, foram registrados 13.437 acidentes no Estado de Mato Grosso, sendo 203 registrados no município de Jaciara. Por conta desta situação, todos os anos, o somatório dos prejuízos humanos, sociais e econômicos é irreparável. Para agravar ainda mais o quadro, os acidentes atingem, principalmente, pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos, justamente quando estão em plena condição física.

A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho nas empresas contribui para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças, e lembrando que o trabalhador também tem responsabilidade na manutenção dessas práticas.

Jaciara já participa da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST – que visa identificar, investigar e notificar os casos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho em todos os níveis de atenção do SUS. Um trabalho saudável deve integrar a segurança e a saúde dos colaboradores.

Uma data para lembrar que prevenir acidentes é importante durante todos os dias do ano!

Publicado em 24/07/2013