Prefeitura Municipal de Jaciara Município intensifica ações na prevenção de queimadas - Prefeitura Municipal de Jaciara

Município intensifica ações na prevenção de queimadas

Jaciara, 23 de julho de 2013

A Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Ambiental em Saúde e a Secretaria Adjunta do Meio Ambiente intensificam as ações de prevenção contra as queimadas e informa que em 15 de Julho teve início o período Proibitivo de Queimadas em Mato Grosso.

O predomínio de ar seco de junho a setembro e as altas temperaturas observadas nesses meses, mesmo estando no inverno, constituem fatores que propiciam a dispersão do fogo em todo o nosso Estado.

Os principais danos causados pelas queimadas são a destruição da vegetação, de habitats, a morte de animais, a extinção de espécies, a perda de matéria orgânica no solo e a sua exposição à erosão, que causam um grande prejuízo ao ecossistema. Acarretam também danos ao patrimônio público e privado, degradando o solo e alterando as características físicas do meio ambiente.

Por isso, juntos vamos combater as queimadas de lixo no fundo de quintais ou terrenos baldios, cada um fazendo sua parte, pois a fumaça polui a atmosfera e prejudica sua família e sua vizinhança. Acarreta doenças nas vias respiratórias, desencadeia ataques de asmas, bronquite, renite, sinusite e outros, provocando também, alterações nos batimentos cardíacos, parada respiratória e até a morte.

Publicado em 23/07/2013

Fonte: Aline Bassanesi/Ascom