Ouvidoria Municipal

Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vigilancia Ambiental Realiza Prevencao Contra Doenca De Chagas

Vigilância Ambiental realiza prevenção contra Doença de Chagas

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, vem desenvolvendo, no município de Jaciara, pesquisa do vetor que transmite a doença de chagas.

A doença de Chagas é causada pelo um protozoário Trypanossoma Cruzi, transmitida ao homem pelo barbeiro, inseto de hábito noturno, encontrados principalmente nas zonas rurais em casa de taipa ou alvenaria sem reboco, galinheiros, paiol, tulha e chiqueiro.

Os principais sintomas da doença aparecem com mais ou menos uma semana após a contaminação o mais comum deles é a febre baixa e prolongada. Podem surgir manchas avermelhadas ou nódulo na região afetada, o agravo compromete os órgãos vitais como coração, esôfago e intestino.

As pesquisas são realizadas conforme a pactuação do Ministério da Saúde, através de denúncia da população.

Publicado em 25/06/2013

Fonte: Vigamb