Você está em: Início / Imprensa / Notícias / SUS Disponibiliza A Populacao Sistema De Ouvidoria Publica

SAÚDE: SUS disponibiliza a população sistema de ouvidoria pública



Publicado em: 30 de Abril de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

A partir de hoje, quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) terá uma ferramenta de extrema importância para ouvir e ser ouvido. É o Serviço de Ouvidoria do SUS.

A função essencial do sistema é o diálogo com a população, ouvindo, distribuindo informações, registrando e sendo um canal de articulação entre o gestor e o controle social. Dessa forma, buscando a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cidadão no SUS.

A Secretaria de Saúde de Jaciara informa a todos que a Ouvidoria estará disponível no período das 08h ás 17h. O serviço será disponibilizado provisoriamente pelo telefone (66) 3461-1055 e posteriormente no número oficial 136 quando for liberado pelo Ministério da Saúde.

Qualquer reclamação, denúncia ou sugestão, é só ligar para (66) 3461-1055. Participe você é essencial para melhorar a qualidade na saúde.

 

 

Objetivos da Ouvidoria

• Ampliar a participação dos cidadãos usuários do SUS, garantindo-se a escuta, análise e o retorno das demandas dos cidadãos;

• Criar um canal direto de comunicação e escuta que tenha como características a independência, autonomia e ética do sistema, preservando-se o sigilo que a atividade requer;

• Possibilitar à Ouvidoria a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados pelo SUS.

 

Atribuições e competências de uma Ouvidoria do SUS

• Receber as manifestações dos cidadãos, tais como denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pelo SUS, e encaminhá-las aos órgãos competentes;

• Fornecer informações gerais sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos;

• Identificar e avaliar o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde executados no âmbito do SUS, orientando correções;

• Realizar a mediação de situações emergenciais, atenuando conflitos;

• Receber e apurar denúncias de irregularidades cometidas por agentes públicos, que podem resultar na exoneração de servidores que comprovadamente cometam ilícitos.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias