Prefeitura Municipal de Jaciara Vigilância Sanitária alerta sobre os perigos da automedicação - Prefeitura Municipal de Jaciara

Vigilância Sanitária alerta sobre os perigos da automedicação

Jaciara, 16 de abril de 2013

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina. A secretaria de Vigilância Sanitária faz um alerta a sociedade de Jaciara sobre os riscos que a automedicação provoca.

No Brasil, existem medicamentos que podem ser comprados sem receita médica e outros, identificados por tarjas de cor vermelha ou preta, que são aqueles de venda sujeita à prescrição médica. Entre eles, há um grupo especial com venda controlada pelo governo. Nesse caso, as receitas precisam estar acompanhadas de um formulário azul, amarelo ou branco e ficam retidas na farmácia. Para adquirir esse tipo de medicamento é obrigatória a identificação do comprador.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento da doença, uma vez que a utilização inadequada esconde determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar a seleção de bactérias resistentes e o surgimento de reações adversas inesperadas.

Desde outubro de 2010 os antibióticos se tornaram controlados, pois o uso destes medicamentos era um dos principais problemas relacionados com a automedicação. Isso quer dizer que este tipo de medicamento só pode ser comprado com receita médica de uso controlado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Andréia da Cruz, a população deve estar atenta aos perigos do uso indiscriminado de medicamentos. “Sempre consulte o médico e peça orientações ao farmacêutico antes de realizar a compra. E é sempre bom lembrar que os medicamentos devem estar longe do alcance das crianças”, destacou Andréia.

Publicado em 16/04/2013

Fonte: Aline Bassanesi/Ascom com Secretaria de Vigilância Sanitária