Prefeitura Municipal de Jaciara Vigilância Sanitária alerta sobre a importância de ser um consumidor consciente - Prefeitura Municipal de Jaciara

Vigilância Sanitária alerta sobre a importância de ser um consumidor consciente

Jaciara, 09 de julho de 2012

O trabalho da Vigilância Sanitária é fiscalizar os estabelecimentos visando diminuir os riscos à saúde, porém quando o consumidor é consciente, esses riscos tornam-se ainda menores.

Os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar dos proprietários dos estabelecimentos e prestadores de serviço a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados.

Como principal exemplo podemos citar os serviços de alimentação. O consumidor deve exigir condições de higiene e qualidade dos alimentos que são oferecidos, evitando consumir produtos de origem duvidosa ou que perceba a falta de higiene na manipulação e na exposição para venda.

Ninguém aceita comprar na loja uma TV quebrada ou um computador com defeito, da mesma forma é necessário que o consumidor não aceite comprar alimentos que não apresentam qualidade. Portanto fique atento:

Observe as condições de limpeza das instalações e equipamentos, como paredes, piso, cantos e dos equipamentos, geladeiras, freezers, máquina de moer, balanças. Todo o estabelecimento deve estar limpo e organizado, apresentando equipamentos em bom estado de conservação e estar livre de moscas, baratas, ratos ou vestígios dos mesmos.

Publicado em 09/07/2012

Fonte: Secretaria de Saúde - Vigilância Sanitária