O trabalho da Vigilância Sanitária é fiscalizar os estabelecimentos visando diminuir os riscos à saúde, porém quando o consumidor é consciente, esses riscos tornam-se ainda menores.
Os consumidores devem fazer uso dos seus direitos e cobrar dos proprietários dos estabelecimentos e prestadores de serviço a qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados.
Como principal exemplo podemos citar os serviços de alimentação. O consumidor deve exigir condições de higiene e qualidade dos alimentos que são oferecidos, evitando consumir produtos de origem duvidosa ou que perceba a falta de higiene na manipulação e na exposição para venda.
Ninguém aceita comprar na loja uma TV quebrada ou um computador com defeito, da mesma forma é necessário que o consumidor não aceite comprar alimentos que não apresentam qualidade. Portanto fique atento:
Observe as condições de limpeza das instalações e equipamentos, como paredes, piso, cantos e dos equipamentos, geladeiras, freezers, máquina de moer, balanças. Todo o estabelecimento deve estar limpo e organizado, apresentando equipamentos em bom estado de conservação e estar livre de moscas, baratas, ratos ou vestígios dos mesmos.
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