Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Municipal Discute Metas De Campanha Contra Polio

SAÚDE: Saúde Municipal discute metas de campanha contra Pólio

Publicado em: 12 de Junho de 2012
Texto: José Marques/Ascom

A Saúde Municipal se reuniu nesta terça-feira (12) com membros do Escritório Regional de Saúde para discutir a meta da primeira etapa da Campanha Nacional contra a poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil. A reunião, que contou com a presença de representantes da educação, bairros e Conselho Tutelar, foi realizada na Câmara de Vereadores.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Mari Rose de Oliveira, o objetivo do setor é imunizar 2.067 crianças de 0 a 4 anos contra a doença. “Por esse motivo estamos realizando essa reunião, pois devemos envolver a sociedade civil para divulgar melhor sobre a importância dessa vacinação”, explicou.

A afirmação foi reforçada pela técnica do Escritório Regional de Saúde, Sônia Regina. “Esses setores estão diretamente ligados com a população, por isso convocamos a todos”, reforçou

Segundo as orientações e dados repassados por Sônia, Jaciara tem mantido importantes índices percentuais quando o assunto é o alcance de metas em ações de vacinação. “Jaciara possui uma cobertura vacinal muito boa, mas é importante se atentar quanto à movimentação de turistas, que, automaticamente, resulta em um tráfego maior de bactérias e vírus”, esclareceu a técnica do Escritório Regional, citando grandes eventos próximos, como a Copa de 2014.

Ela enfatiza ainda a importância de se manter em dia o cartão vacinal, pois os outros tipos de vacinas, voltadas para o público infantil, são fundamentais. “Temos que trabalhar para que as famílias entendam essa importância. Essa é uma preocupação do Ministério da Saúde”, comentou.

Jaciara possui hoje uma boa estrutura na Saúde, também quando se fala em imunização. São oito Unidades de Saúde da Família, mais um Centro de Especialidade, onde são somadas 9 salas de vacinação.

O último registro da poliomielite no Brasil foi em 1989. O objetivo da campanha é manter erradicada a doença e evitar a sua reintrodução no país. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2010 e 2011, 24 países registraram casos de Poliomielite, na sua maioria, decorrentes de importações de Poliovírus selvagem de países endêmicos como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Ocorreu ainda o restabelecimento da transmissão em Angola, Chade, República do Congo e Sudão.

No ano passado, na primeira etapa de vacinação foram aplicadas 1.065.463 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 98,59%, na faixa etária de 0 a menores de 5 anos. Na segunda foram aplicadas 1.049. 698 doses, atingindo uma cobertura de 97,13%.