Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dia D Contra A Gripe Movimenta Unidades De Saude Em Jaciara

SAÚDE: Dia D contra a gripe movimenta unidades de saúde em Jaciara



Publicado em: 07 de Maio de 2012
Texto: José Marques/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

O último sábado (05) foi movimentado nas unidades de atendimento em saúde de Jaciara com a aplicação das doses da vacina contra gripe. O município acatou o dia D, escolhido com o objetivo de alertar a população sobre a importância da vacinação, que é direcionada a pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, crianças de 06 meses a menores de 02 anos e profissionais de saúde.

Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Mari Rose de Oliveira, 959 vacinas foram aplicadas. De acordo com o relatório do setor, foram imunizadas 168 crianças, 64 trabalhadores de saúde, 64 gestantes e 663 idosos.

Ela informou ainda que a meta é que 3621 pessoas sejam imunizadas até o dia 25, sendo um total de 365 crianças, 337 trabalhadores de saúde, 326 gestantes e 2305 idosos. “As nossas metas foram atingidas nos anos anteriores”, comentou.

O foco principal da ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2011, quando foi ampliado o público alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25.134 milhões de pessoas em todo o país.

A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados. A vacinação deve acontecer anualmente devido às mudanças das características do vírus.

Na última quinta-feira (03), aproximadamente 200 idosos, que participam das atividades semanais do projeto Melhor Idade, aplicado pela Secretaria Municipal de Gestão Social, foram imunizados. O mutirão foi realizado durante o período da tarde no Clube de Tradições Gaúchas (CTG/Jaciara).


Últimas Notícias