Prefeitura Municipal de Jaciara Prefeitura vacina idosos contra a gripe - Prefeitura Municipal de Jaciara

Fale conosco

(66) 3461-7900

Saúde


Prefeitura vacina idosos contra a gripe

Jaciara, 03 de maio de 2012

Foto: Divulgação / Reprodução

Aproximadamente 200 idosos, que participam das atividades semanais do projeto Melhor Idade, aplicado pela Secretaria Municipal de Gestão Social, receberam as doses da vacina contra a Gripe.  O mutirão, organizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica, aconteceu durante o período da tarde no Clube de Tradições Gaúchas (CTG/Jaciara) e faz parte da Campanha de Vacinação Contra a Influenza.

A aposentada Aparecida Magnam Agulho, de 74 anos, não perdeu tempo e aproveitou um intervalo do encontro com os amigos para colocar em dia o seu cartão vacinal. O mesmo bom exemplo seguiu Uriel Francisco Pereira (69), que também aproveitou a oportunidade para receber a vacina.

O dia D será no próximo sábado (05) e está direcionado a pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, crianças de 06 meses a menores de 02 anos e profissionais de saúde. Todos deverão procurar uma das oito unidades de saúde mais próxima, no período das 08h às 17 horas. A meta da Secretaria Municipal Saúde é vacinar 3621 pessoas.

A data escolhida tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da vacinação. Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Mari Rose de Oliveira, a expectativa é imunizar 365 crianças, 337 trabalhadores de saúde, 326 gestantes e 2305 idosos. “As nossas metas foram atingidas nos anos anteriores”, comentou.

Rose lembra ainda que todos deverão comparecer munidos de um dos documentos de identidade, junto ao cartão de vacinação.

O foco principal da ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2011, quando foi ampliado o público alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25.134 milhões pessoas em todo o país.

A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados. A vacinação deve acontecer anualmente devido às mudanças das características do vírus.

Publicado em 03/05/2012

Fonte: José Marques/Ascom


Últimas Notícias

2020 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000