Prefeitura Municipal de Jaciara Dia D da campanha contra a gripe começa no dia 5 de maio - Prefeitura Municipal de Jaciara

Dia D da campanha contra a gripe começa no dia 5 de maio

Jaciara, 26 de abril de 2012

Terá início no próximo dia 5 de maio (sábado) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe para pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, crianças de 06 meses a menores de 02 anos e profissionais de saúde. Todos deverão procurar uma das oito unidades de saúde mais próxima, no período das 08h às 17 horas. A meta da Secretaria Municipal Saúde é vacinar 3621 pessoas.

O Dia D da Campanha acontecerá no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para alertar a população sobre a importância da vacinação. Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Mari Rose de Oliveira, a expectativa é imunizar 365 crianças, 337 trabalhadores de saúde, 326 gestantes e 2305 idosos. “As nossas metas foram atingidas nos anos anteriores”, comentou.

Rose lembra ainda que todos deverão comparecer munidos de um do documento de identidade, junto ao cartão de vacinação.

O foco principal da ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2011, quando foi ampliado o público alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25.134 milhões de pessoas em todo o país.

A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados. A vacinação deve acontecer anualmente devido às mudanças das características do vírus.

Publicado em 26/04/2012

Fonte: Jose Marques/Ascom