Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Promove Mutirao De Orientacoes Contra A Dengue

SAÚDE: Prefeitura promove mutirão de orientações contra a Dengue

Publicado em: 14 de Março de 2012
Texto: José Marques/Ascom

Um mutirão de conscientização sobre cuidados contra a Dengue foi iniciado durante a manhã dessa quarta-feira (14).  A Secretaria Municipal de Saúde envolveu diversos profissionais do setor e orientou estudantes de escolas participantes. Foram mobilizadas as vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, além dos agentes comunitários de saúde, ambientais e de combate a endemias.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Cenita de Oliveira, esse trabalho de sensibilização está sendo reforçado nos bairros considerados mais críticos, ou seja, onde foram encontrados um número considerável de focos do mosquito Aeds Egypt, transmissor da doença. Segundo os últimos relatórios, grande parte das notificações foram feitas no Santo Antônio, Centro e Planalto.

O secretário municipal de Saúde, Ednaldo Fernando de Souza, assegurou que na região central já foi realizado um bloqueio químico. “É um trabalho que já vinha sendo realizado há alguns dias. Nas escolas, no período da realização do Programa de Saúde na Escola - PSE, nós estamos aplicando essas orientações”, informou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mari Rose de Oliveira, informou que 28 casos da doença foram confirmados, desde o início do ano.

Ela reforça o alerta de que a Dengue é um problema sério e é preciso que a população se atente quanto a prevenção, sintomas e automedicação. “A gente precisa acabar com o mosquito e todos devem cumprir o seu papel. Em caso de dúvidas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, afirmou.

Mari lembra ainda que o município hoje possui boa estrutura para diagnosticar a Dengue, mas é preciso que as pessoas tomem o máximo de cuidado quanto aos sintomas.