Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vigilancia Em Saude Realizou Mutirao De Orientacao Sobre Leishmaniose

SAÚDE: Vigilância em Saúde realizou mutirão de orientação sobre leishmaniose

Publicado em: 06 de Janeiro de 2012

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Ambiental em Saúde e PSF 03), realizaram no dia 12 de dezembro de 2011 um mutirão de orientação e sensibilização no Bairro Jardim Aurora, onde teve um caso de leishmaniose visceral em humano. Na ocasião os moradores mais uma vez receberam informações sobre a doença e os métodos de prevenção.

Continuando os trabalhos de sensibilização no dia 14  de dezembro de 2011 a equipe da vigilância em Saúde, realizou nas escolas estaduais e municipais um trabalho educativo informando aos alunos e professores sobre o método de prevenção da leishmaniose, bem como sintomas da doença no homem e nos  cães e maneiras de  eliminar os criadouros do mosquito que transmite a leishmaniose.

Cuidados

Combater a leishmaniose não é uma tarefa fácil, por isso são necessárias a mobilização e a colaboração de todos para eliminar os focos do mosquito e os riscos de epidemia em nosso município.

Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a sua família, mas toda a comunidade:

• Manter os quintais limpos, retirar folhas, galhos, frutas caídas e manter as árvores podadas. Isso evita a manutenção de locais úmidos e sombrios onde os mosquitos se reproduzem;
  • Não criar porcos e galinhas em perímetro urbano. A presença desses animais contribui para a proliferação do mosquito transmissor da leishmaniose;
  • Ser responsável: não abandonar cães doentes na rua.

Clique na Imagem para Ampliar!