Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Testemunhos De Superacao Marcam Festa Natalina Do Caps

SAÚDE: Testemunhos de superação marcam festa natalina do Caps

Publicado em: 16 de Dezembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Depoimentos e testemunhos de superação, esperança e plena dedicação fizeram parte da festa natalina do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Jaciara. Histórias felizes de personagens como Antônio Pinheiro, Divina Xavier, Natália Prati e muitos outros ilustraram o evento, que foi realizado na noite da última quinta-feira (15), na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep).

Acompanhados de seus familiares e amigos, os usuários do Caps e funcionários deixaram claro que a união e a qualidade no atendimento são fundamentais para o sucesso no trabalho desenvolvido pelo órgão.

Emocionada, Jaqueline Gadelha elencou as diversas transformações estruturais em sua família a partir da época em que o pai Joaquim Gadelha, começou a participar das atividades do Caps. “As mudanças foram diversas e hoje vejo a minha família restaurada. Meu pai agora está mais tranqüilo e paciente e sinto muito orgulho de tudo isso. Tenho a certeza de que ele está em boas mãos”, testemunhou.

Pouco antes da declaração de sua filha, Joaquin falou um pouco sobre sua vida e, de forma simples e objetiva, garantiu que a superação pode ser alcançada. Gadelha contou que foi vítima de depressão, mas que hoje a sua realidade é totalmente diferente. Ao fim de seu depoimento, finalizou com uma mensagem de otimismo aos colegas.

A festa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com um magnífico jantar, música ao vivo e distribuição de brindes, além de uma bela decoração natalina. Para a realização do evento, o Caps contou com as parcerias do Projeto Cozinha Única e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Satisfação e aprendizado

No Caps a satisfação não é apenas para quem participa das atividades lá desenvolvidas, mas também para quem trabalha. Há dois anos trabalhando no órgão, Luiz Fernando da Silva afirma que o aprendizado é mútuo. “Eu aprendi muito aqui”, afirmou

Ele acredita que as pessoas têm uma visão enganosa sobre os usuários do Caps, porém assegura que essa realidade é para quem não conhece. “As pessoas acham que aqui só tem doido. É um lugar bom de trabalhar e tenho certeza que foi o melhor que trabalhei”, avalizou.

Luiz ainda faz um convite a todos que queiram colaborar com os trabalhos e garante a satisfação pessoal em ajudar ao próximo. “Seja um voluntário que você vai ajudar muita gente”, convidou.

Já o coordenador do Caps, Geraldo Anacleto Pinheiro, lembra que a principal missão é melhorar a qualidade de vida a quem procura os serviços. “Procuramos oportunizar momentos de socialização, que fazem com que a pessoa tenha sua auto estima aumentada”, garantiu.

Geraldo acredita que a forma de trabalho a partir da interação direta com os pacientes é de grande eficácia para o tratamento dos mesmos. “Todos nós, os funcionários, interagimos com eles”, afirmou

Equipe

O Caps atende aproximadamente 140 pessoas assiduamente e tem sua equipe formada por médico, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem, educadora física, artesã, motorista, além dos funcionários da limpeza.

Esse ano a prefeitura viabilizou uma reforma em sua sede, onde foi refeita toda a pintura e construída uma nova extensão para o desenvolvimento de atividades.