Prefeitura Municipal de Jaciara Prefeitura garante qualidade no abastecimento de água - Prefeitura Municipal de Jaciara

Prefeitura garante qualidade no abastecimento de água

Jaciara, 29 de novembro de 2011

O monitoramento da qualidade da água consumida pela população de Jaciara tem sido um dos principais critérios da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Sanitária. Isso tem garantido a qualidade do abastecimento, que acompanha os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Utilizando aparelhos de campos, adquiridos com recursos municipais, técnicos do município realizam análises de Turbidez (presença de partículas em suspensão), pH (grau de acidez) e Cloro Residual Livre (quantidade de cloro na água).

As amostras para o exame microbiológico são encaminhadas ao MT Laboratório, em Cuiabá, onde são analisadas quanto à presença de microorganismos causadores de doenças. Caso seja detectada alguma alteração, os responsáveis pelo sistema de abastecimento de água são imediatamente alertados para serem tomadas as devidas providências.

Os resultados obtidos nas análises são lançados no Sistema de Informação on line do Ministério da Saúde, que tem acesso aos dados.

A Vigilância Sanitária continuará realizando este trabalho, colaborando com o Departamento de Água e Esgoto de Jaciara(DAE), garantindo a prevenção riscos para a saúde do município, porém lembra que cabe aos proprietários realizar a limpeza periódica das caixas d’água para garantir um consumo de boa qualidade.

Publicado em 29/11/2011

Fonte: José Marques/Ascom