Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Plano De Contingencia Diminui Casos De Dengue Em Jaciara

SAÚDE: Plano de Contingência diminui casos de Dengue em Jaciara

Publicado em: 23 de Novembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

A Saúde Municipal garante a eficácia do Plano Municipal de Contingência da Dengue (PMCD). No documento estão elencadas as ações e medidas preventivas de controle da doença, assim como o combate a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. O resultado positivo desse trabalho foi a notificação de apenas 40 casosem 2011.Destes, somente 06 foram positivos.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, a doença vem preocupando os profissionais de saúde. Ele lembra que a população muitas vezes não se preocupa em cuidar do meio em que vive, facilitando assim a probabilidade do surgimento de focos do mosquito.

Ele afirma ainda que a localização do município, em meio a BR -364, contribui para o aumento nos casos da doença devido a grande circulação de pessoas, incluindo turistas.

De acordo com dados dos últimos relatórios do Setor de Vigilância Ambiental, nos anos de 2007, 2009, 2010, houve um aumento significativo de casos notificados, gerando vários problemas para o setor saúde, como: despesas orçamentárias não previstas, conseqüências para a economia local, contratação temporária de pessoal para realizar as ações de combate, entre outros.

Já em 2008,observou-seuma redução drástica no número de pessoas que adoeceram por dengue, isto devidoàs ações intensivas realizadas em conjunto com toda a sociedade civil organizada, em todos os bairros, compreendendo principalmente a população escolar que realizou um trabalho conjunto com os profissionais da Vigilância Ambiental.

Confira o Plano Municipal de Contingência da Dengue em anexo:

Downloads Anexos