Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Viabiliza Atendimentos Oftalmologicos A Pacientes Do SUS

SAÚDE: Prefeitura viabiliza atendimentos oftalmológicos a pacientes do SUS

Publicado em: 28 de Outubro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Cerca de 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Jaciara são beneficiados mensalmente com tratamentos oftalmológicos.  Graças ao convênio entre o município e o Consórcio Regional de Saúde da Região SuldeMato Grosso(Coress), consultas e cirurgias de cataratas são realizadas nos hospitais Santa Casa e Geral de Rondonópolis, para onde os pacientes são transportados gratuitamente, em média 50 por mês.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, 50 cirurgias de cataratas e 20 de pterígio já foram realizadas. Ele lembra também da parceria entre a prefeitura e o Instituto Lions da Visão, de Cuiabá, que já beneficiou 300 pessoas por meio de consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e outros benefícios.

Régis informou que durante o mês de outubro foi iniciada e entrega de óculos gratuitamente, 30 já entregues e mais de 150 serão oferecidos até o final do ano. “Por meio dessa parceria já foram feitas em média 100 consultas mensais e 30 cirurgias, sendo 20 de cataratas e 10 de pterígio” garantiu;

O secretário destaca que os recursos utilizados são municipais, todos pagos pela tabela do SUS ao instituto.  “Pagamos as consultas, exames, cirurgias ao preço da tabela SUS. Já o valor dos óculos varia de 40 a 150 reais, dependendo do grau de cada um. A entrega será realizada nas residências pelas agentes de saúde”, informou.

”Tudo isso só pôde ser feito com a contribuição do prefeito Max Russi, que mesmo gastando acima do que manda a lei, não hesitou na hora de firmar mais esse convênio, que vem de encontro com o que a Secretária Municipal de Saúde, propondo a fila zero”, afirma Régis.

Os portadores de catarata, patologia que afeta principalmente os idosos e deixa a visão embaçada, podendo levar até a cegueira, não terão nenhum custo com a operação e com a viagem para Cuiabá ou Rondonopólis.

“Nossa cidade tinha uma demanda reprimida de 700 pessoas necessitando de oftalmologista. Neste ano conseguimos operar mais de 200 pacientes. São 350 cirurgias, considerado um número recorde. Continuaremos com os dois convênios para que essa demanda sempre fique em dia”, comenta o secretário municipal de Saúde.

Ele explica que o mutirão representa uma economia para as pessoas que sofrem com a catarata. “A cirurgia em cada olho custa R$ 2.500 e muitos não têm condições de pagar por isso. Pela tabela SUS o valor é bem inferior”, esclareceu

Oliveira lamenta que muitos idosos vivam sem enxergar direito e sem poder realizar suas tarefas. “É uma alegria muito grande ver os pacientes retirarem a venda e voltarem a enxergar”, finalizou.

Como participar do projeto

As pessoas que sofrem com a catarata devem procurar seu Posto de Saúde Familiar (PSF) para que o pedido seja encaminhado a Central de Regulação. Assim o paciente será conduzido ao oftalmologista. Posteriormente a Central vai agendar no prazo de 15 a 20 dias para um dos convênios. Caso a patologia seja detectada, o caso é encaminhado para a Secretaria de Saúde, que marca a cirurgia, realizada no Hospital Santa Casa ou no Intituto Lions da Visão.

CATARATA, O QUE É?

A catarata atinge boa parte da população com idade acima de 60 anos. É uma alteração ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com isto, perde-se na qualidade da visão. Dessa forma, o único tratamento para catarata é cirúrgico. “A cirurgia, atualmente, é um procedimento ambulatorial feita sob anestesia local, isto é, substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que irá recuperar a função perdida. Logo após a intervenção, os pacientes vão para casa, necessitando de alguns cuidados essenciais e  realizando o pós operatório sob orientação médica”.