Ouvidoria Municipal

Dia Mundial do Coração é comemorado em Jaciara

O dia Mundial do Coração, comemorado em 30 de setembro, foi lembrado em grande estilo pela Saúde Municipal de Jaciara. Cerca de 130 pessoas, a maioria idosos, foram beneficiadas com diversas atividades de orientação na comunidade São Sebastião.

Participaram das atividades um médico, 01 agente de saúde, 01 técnico de enfermagem, 01 dentista, 01 técnico de tratamento dentário, todos disponibilizados pelo Posto de Saúde Familiar 4.  Quem também prestou serviços foi a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), formada por uma educadora física, 01 psicóloga e 01 nutricionista.

Quem esteve presente pode medir a glicemia, aferir a pressão, participar de palestras orientativas, dinâmicas e ginástica laboral.  Também foi servido, gratuitamente, um café da manha regado a frutas e outros alimentos saudáveis.

Segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, incluindo infarto e acidente vascular encefálico, o popular derrame, são responsáveis por 17,3 milhões de óbitos ao ano em todo o mundo.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, o município, orientado por essas informações, seguiu o protocolo da Federação Mundial do Coração, em colaboração com a OMS, e promoveu as atividades que destacam a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e de seu diagnóstico precoce.

Publicado em 06/10/2011

Fonte: José Marques/Ascom