Prefeitura Municipal de Jaciara Município articula ações de combate a esquistossomose - Prefeitura Municipal de Jaciara

Fale conosco

(66) 3461-7900

Saúde


Município articula ações de combate a esquistossomose

Jaciara, 29 de setembro de 2011

Foto: Divulgação / Reprodução

Uma ação conjunta entre o município de Jaciara e o estado de Mato Grosso está realizando um trabalho intensivo para investigar alguns diagnósticos de esquistossomose, doença popularmente conhecida como barriga d’água. Até o momento foi constatado que os casos notificados foram importados da região Nordeste do Brasil, portanto está sendo articulada uma possível atuação de combate.        

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mari Rose de Oliveira, o setor firmou uma parceria com a Vigilância Ambiental e juntos solicitaram a Secretaria Estadual de Saúde uma pesquisa sobre a existência do caramujo bionfalário, transmissor da doença, na área que compreende o município. Ela explica que o molusco não pode ser confundido com o da espécie africano, transmissor de doenças como a meningite.

Segundo Rose, durante o período de 19 a 23 de setembro os técnicos das vigilâncias Ambiental e Epidemiológica estadual, juntamente com o Escritório Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estiveram acompanhados dos agentes da VE e VA local, realizando ações de investigação dos casos notificados. “Foi feita uma pesquisa do caramujo bionfalário em diversas coleções”, reforçou.

Ela informou ainda que orientações e palestras estão sendo aplicadas aos profissionais de saúde da atenção básica, que envolve os postos de saúde familiar (PSFs). “Essa ação conjunta trouxe bons resultados e detectou-se que todos os casos notificados foram importados da região nordeste do Brasil”, esclareceu.

Durante o ano surgiram alguns casos de esquistossomose, porém, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Jaciara não é um município endêmico para o molusco transmissor, que se desenvolve em rios e água suja.

Publicado em 29/09/2011

Fonte: Ascom/Jaciara


Últimas Notícias

2020 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000