Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Equipa Saude Municipal

SAÚDE: Prefeitura equipa Saúde Municipal

Publicado em: 29 de Setembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Novos equipamentos, adquiridos através de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde ou até por meio de recursos próprios, vão estruturar as Unidades de Saúde Familiar, além do Hospital Municipal de Jaciara. O valor total da soma desses investimentos ultrapassa os 50 mil reais, sendo mais de 19 mil reais oriundos de verbas municipais.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, o HMJ agora conta com um oxicapnógrafo digital m-x, equipamento utilizado em cirurgias de alta e média complexidade.

Régis explica que mais de 200 mil reais foram aplicados só nos dois últimos meses em equipamentos hospitalares, esclarecendo que antes, para a realização de alguns procedimentos cirúrgicos, tinham que ser emprestados de outros hospitais.

Em relação aos atendimentos, o secretário garantiu que a partir do mês de outubro um psiquiatra passará a atender no Centro de Assistência e Promoção Social (CAPS). Já no PSF 3 um cardiologista está atendendo desde o dia 26 de setembro, inclusive aos sábados.

Ainda na parte estrutural do HMJ os banheiros da enfermaria feminina do hospital estão passando por reformas. “Agora teremos dois banheiros, ao invés de um, após essas reformas”, afirmou Régis.

O secretário lembra que o trabalho conjunto com a atual administração tem sido fundamental para a concretização dessas melhorias. “O prefeito Max Russi tem nos dado o respaldo necessário para que haja uma atenção especial a nossa Saúde Municipal”, comentou.

Veículos

As ambulâncias da Saúde Municipal, inclusive as utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão em dia com a manutenção. Veículos novos, viabilizados por meio de recursos federais, oferecem maior segurança e conforto a quem necessita de um transporte hospitalar.

Zona rural

As melhorias estruturais e de atendimento estão presentes no Distrito de Celma, após a reforma da extensão do PSF 6, localizada na região e que ganhou nova estrutura, assim como um forro de teto, calçamento frontal e lateral e uma pintura completa.

Responsável por atender cerca de 200 famílias, a Unidade Básica de Saúde oferece diariamente um agente de saúde, um técnico de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.

Segundo o secretário Régis de Oliveira, todas as quartas-feiras são disponibilizados um médico e uma enfermeira para atender no distrito. Com isso são atendidas cerca de 30 pessoas em média, o que está de acordo com a demanda da região.

Oliveira anunciou que os atendimentos odontológicos também estão sendo feitos nas quartas-feiras, com um dentista e um atendente de consultório dentário. “Para os assentamentos Lambari e São Francisco nós já disponibilizamos duas agentes de saúde que atendem todas as semanas”, complementou.