Prefeitura Municipal de Jaciara Combate a Dengue rendeu bons resultados - Prefeitura Municipal de Jaciara

Combate a Dengue rendeu bons resultados

Jaciara, 05 de setembro de 2011

As ações do Plano de Contingência de Combate a Dengue, colocadas em prática pela Secretaria Municipal de Saúde, renderam bons resultados. De acordo com o último relatório, no período de janeiro a julho de 2010 foram notificados 401 casos da doença. Já no intervalo de julho do ano passado ao mesmo mês desse ano apenas 6 foram confirmados. Esses dados foram apresentados durante uma reunião realizada na manha desta segunda-feira (05), na sede da Vigilância Ambiental.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Cenita de Oliveira, como nova estratégia de ação os agentes ambientais, que executam os trabalhos de campo, foram inseridos nas Unidades de Saúde Familiar. Segundo ela, essa parceria com os agentes comunitários de saúde possibilitou um elo mais forte com as famílias dos bairros, que receberam as orientações necessárias de combate a dengue.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, assegura que, apesar das metas superadas, o trabalho será continuo nos pontos críticos e novas medidas serão adotadas. “A gente não pode parar”, reforçou.

Ele informou que o foco principal da ação conjunta será a conscientização na educação, ou seja, a aplicação de projetos e programas de incentivo a prevenção na rede de ensino. Régis lembra que diversas campanhas colocadas em prática a partir dessa forma de trabalho renderam excelentes resultados, principalmente empreitadas de cunho ambiental.

O Plano de Contingência de Combate a Dengue, que é valido até o final desse ano, tem o objetivo de colocar em prática atividades distintas e conjuntas, complementadas com medidas preventivas, que visam combater e diminuir os casos da doença no município e toda a sua extensão.

Papel do cidadão

O secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, acredita que o papel do cidadão foi fundamental para o alcance dos bons resultados no combate a Dengue, porém alerta sobre os cuidados necessários no armazenamento de água em tonéis, galões, caixas d água ou qualquer tipo de reservatório.

As informações do Plano de Contingência de Combate a Dengue apontam que muitas famílias armazenam água em reservatórios e muitas vezes deixam a céu aberto, o que contribui para a formação de focos da doença.

Também estiveram presentes o secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, o adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barbosa Medeiros e o diretor de Urbanismo, Hélio Firmino, o Canoa.

Publicado em 05/09/2011

Fonte: José Marques/Ascom