Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Realiza Trabalho Preventivo Contra O Tabagismo

SAÚDE: Saúde realiza trabalho preventivo contra o tabagismo

Publicado em: 02 de Setembro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Orientações da Secretaria Municipal de Saúde alertam a população sobre os riscos do uso do tabaco. São palestras realizadas durante a semana em Postos de Saúde Familiar (PSFs) e até na Cadeia Pública do município. O trabalho é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado no último dia 29 de agosto.

O secretário municipal da Saúde, Régis de Oliveira Campos, lembra que os números do tabagismo no mundo são alarmantes. Ele alerta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta, por isso destaca a importância do trabalho preventivo.

O PSF 5 foi uma das unidades de saúde a receber as orientações, assim como a Cadeia Pública, onde o Setor de Vigilância Sanitária (Visa) realizou uma palestra aos internos.

Diversos temas relacionados ao tabagismo foram abordados, assim como as doenças que podem ser causadas pelo uso do cigarro, como o câncer, que pode ser tanto o de pulmão, boca, laringe e estômago.

Também conseqüências do tabaco, a leucemia, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, impotência sexual, trombose vascular, aneurisma arterial e múltiplas infecções respiratórias foram pauta das discussões.

Foi destacado que além dos problemas relacionados diretamente a saúde dos usuários de tabaco, é importante salientar que são várias as conseqüências advindas dessa cadeia. Eles acontecem bem antes do plantio, onde os proprietários de terra são praticamente obrigados a assinarem contratos com as fumageiras, que funcionam como cartéis, onde perdem vários dos seus direitos trabalhistas, como décimo terceiro salário, licença médica, hora extra, dentre outros.

Como outras das drásticas conseqüências do tabagismo, o trabalho executado por esses trabalhadores é considerado análogo ao de escravo, pois com renda baixa estes sempre ficam devendo para as fumageiras, além disso, têm seus nomes sujos em bancos, por conta do contrato estabelecido com a firma. Essa situação se dá principalmente em virtude da baixa escolaridade destes produtores e isso desencadeia outro problema, que é o uso abusivo de agrotóxicos e manipulação inadequada dessas substâncias, causando sérias conseqüências, como intoxicação, demência e outras.

O trabalho infantil também é decorrente desse mal, onde as crianças, desde cedo, se intoxicam com os agrotóxicos pesados usados nessa atividade, sem contar com a evasão escolar que é muito grande. Desse modo, a principal constatação é de que são vários os malefícios que circundam a cadeia tabagística, desde danos sociais, ambientais, políticos e econômicos.