Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Consultas E Cirurgias Beneficiam Pacientes Do SUS

SAÚDE: Consultas e cirurgias beneficiam pacientes do SUS

Publicado em: 31 de Agosto de 2011
Texto: José Marques/Ascom

No próximo sábado (03) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará mais um mutirão de cirurgias eletivas de média complexidade no Hospital Municipal de Jaciara. Serão 11 procedimentos cirúrgicos tratando as especialidades de hemorroidectomia, colecistectomia, histerectomia, hérnia e postectomia.  Ainda para a mesma data, 10 consultas oftalmológicas estão agendadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Rondonópolis, onde os pacientes do  Sistema Único de Saúde (SUS) serão transportados gratuitamente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Campos, segunda-feira (05), mais 10 pacientes serão deslocados até o Instituto Lions da Visão, em Cuiabá, onde passarão por uma consulta oftalmológica. Esse benefício faz parte de um convênio entre o órgão e a SMS.

Régis destaca que o mutirão é uma das formas de trabalho que contribuiu para que a fila de pacientes desses procedimentos diminua significativamente.

Ele informou que durante a semana foram realizadas 5 cirurgias de urgência no HM. Já em relação as pequenas cirurgias a média é de 20. No caso dos partos normais e cesáreas, o secretário informa que semanalmente são feitas aproximadamente de 10 a 12.

No que diz respeito aos procedimentos oftalmológicos, 40 usuários do SUS estão sendo atendidos mensalmente. “Todos os procedimentos, inclusive se for necessário a aquisição de óculos, são gratuitos”, assegura Régis.

Régis de Oliveira destaca também o convênio com o Consórcio Regional de Saúde da Região Sul de Mato Grosso (Coress), que também disponibiliza o atendimento oftalmológico, assim como cirurgias de cataratas, no Hospital Municipal de Rondonópolis.