Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanhas Educativas Incentivam Bem Estar

SAÚDE: Campanhas educativas incentivam bem estar

Publicado em: 17 de Agosto de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Para alertar a população sobre os riscos da obesidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara aposta em campanhas educativas, incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis e a prática de atividade física regular.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Regin de Oliveira Campos, diversas medidas foram adotadas pela pasta, assim como a execução de orientações nutricionais nas Unidades de Saúde da Família, uma vez por semana. Também são realizadas consultorias individuais.

A mesma medida foi tomada nas escolas, que além de receberam as informações sobre uma alimentação saudável, possibilita aos alunos a participação ativa em atividades físicas. Todo esse trabalho é desenvolvido através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf/Jaciara),

Atualmente dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que nos últimos 20 anos a obesidade mais que dobrou no mundo todo e, principalmente, no Brasil.

Segundo a nutricionista do Nasf, Vanessa Behrends Rodrigues, a má alimentação e o sedentarismo são fatores que levam a um maior risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e triglicérides, além de problemas cardiovasculares e ortopédicos. “Cada vez mais jovens têm apresentado doenças consideradas de adultos, devido à má alimentação”, explica.

Ela garante que uma alimentação balanceada ideal pra uma boa qualidade de vida possui 55% a 75% de carboidrato, 15% a 35% de gordura, 10% a 15% de proteínas e pelo menos 35g de fibras. Vanessa explica que esses componentes podem ser encontrados diversos alimentos do dia a dia.

No caso do carboidrato, as fontes citadas pela nutricionista são o arroz, feijão, mandioca, macarrão, batata, farinhas e derivados, bolachas, açúcares, achocolatados, pães, bolos e tortas. As gorduras mais saudáveis, diferente das saturadas e trans são as de origem vegetal, que podem ser encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, abacate, amendoim, peixes, milho e soja.

Em relação as proteínas, os exemplos claros citados foram carne de boi, frango, peixe, ovos, queijos e leite. Por fim, as fibras estão contidas no alface, cenoura crua, brócolis, banana, laranja, maçã, farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de milho, linhaça e rúcula.

Behrends lembra que a alimentação de crianças e idosos deve receber atenção especial. “As crianças precisam ser incentivadas a ingerir verduras, legumes e frutas, pelo menos, duas três vezes ao dia, além de três porções de leite ou derivados. Isso ajuda a melhorar a formação física, prevenir a obesidade e constituir uma boa formação dos ossos. Já para  os idosos é fundamental uma alimentação seja balanceada, para evitar o excesso de peso ou a desnutrição. A atividade física é fundamental  todas as faixas etárias”, orienta.

Atividade física é fator determinante

Seguindo essa afirmação o Nasf também aplica atividades físicas em outros setores, além das escolas, USFs, melhor idade e adolescentes, como por exemplo no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) onde são executadas aulas de hidroginástica semanalmente.

A educadora física do Nasf, Darlene Muzzi, assegura que esse trabalho de orientação física orientada provoca diversas mudanças positivas. “Os alunos do Caps responderam bem as primeiras aulas. De acordo com o andamento, durante as semanas vamos aumentar gradativamente o ritmo dos exercícios, de acordo com o aumento da resistência dos alunos”, disse

Ela garante ainda que conseguir inserir o educador físico nos Postos de Saúde Familiar é muito importante, pois o grupo de pessoas da comunidade que ele pode atender geralmente é carente e não tem condições de freqüentar locais que tem atividade física orientada e tampouco conhecimentos mínimos necessários para a sua prática ou quais exercícios são os mais indicados, e alguns vão realizá-los sem orientação, na certeza de que o mesmo irá lhe trazer benefícios quando na verdade estará lhe causando malefícios.