Para alertar a população sobre os riscos da obesidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara aposta em campanhas educativas, incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis e a prática de atividade física regular.
De acordo com o secretário de Saúde do Município, Regin de Oliveira Campos, diversas medidas foram adotadas pela pasta, assim como a execução de orientações nutricionais nas Unidades de Saúde da Família, uma vez por semana. Também são realizadas consultorias individuais.
A mesma medida foi tomada nas escolas, que além de receberam as informações sobre uma alimentação saudável, possibilita aos alunos a participação ativa em atividades físicas. Todo esse trabalho é desenvolvido através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf/Jaciara),
Atualmente dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que nos últimos 20 anos a obesidade mais que dobrou no mundo todo e, principalmente, no Brasil.
Segundo a nutricionista do Nasf, Vanessa Behrends Rodrigues, a má alimentação e o sedentarismo são fatores que levam a um maior risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e triglicérides, além de problemas cardiovasculares e ortopédicos. “Cada vez mais jovens têm apresentado doenças consideradas de adultos, devido à má alimentação”, explica.
Ela garante que uma alimentação balanceada ideal pra uma boa qualidade de vida possui 55% a 75% de carboidrato, 15% a 35% de gordura, 10% a 15% de proteínas e pelo menos 35g de fibras. Vanessa explica que esses componentes podem ser encontrados diversos alimentos do dia a dia.
No caso do carboidrato, as fontes citadas pela nutricionista são o arroz, feijão, mandioca, macarrão, batata, farinhas e derivados, bolachas, açúcares, achocolatados, pães, bolos e tortas. As gorduras mais saudáveis, diferente das saturadas e trans são as de origem vegetal, que podem ser encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, abacate, amendoim, peixes, milho e soja.
Em relação as proteínas, os exemplos claros citados foram carne de boi, frango, peixe, ovos, queijos e leite. Por fim, as fibras estão contidas no alface, cenoura crua, brócolis, banana, laranja, maçã, farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de milho, linhaça e rúcula.
Behrends lembra que a alimentação de crianças e idosos deve receber atenção especial. “As crianças precisam ser incentivadas a ingerir verduras, legumes e frutas, pelo menos, duas três vezes ao dia, além de três porções de leite ou derivados. Isso ajuda a melhorar a formação física, prevenir a obesidade e constituir uma boa formação dos ossos. Já para os idosos é fundamental uma alimentação seja balanceada, para evitar o excesso de peso ou a desnutrição. A atividade física é fundamental todas as faixas etárias”, orienta.
Atividade física é fator determinante
Seguindo essa afirmação o Nasf também aplica atividades físicas em outros setores, além das escolas, USFs, melhor idade e adolescentes, como por exemplo no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) onde são executadas aulas de hidroginástica semanalmente.
A educadora física do Nasf, Darlene Muzzi, assegura que esse trabalho de orientação física orientada provoca diversas mudanças positivas. “Os alunos do Caps responderam bem as primeiras aulas. De acordo com o andamento, durante as semanas vamos aumentar gradativamente o ritmo dos exercícios, de acordo com o aumento da resistência dos alunos”, disse
Ela garante ainda que conseguir inserir o educador físico nos Postos de Saúde Familiar é muito importante, pois o grupo de pessoas da comunidade que ele pode atender geralmente é carente e não tem condições de freqüentar locais que tem atividade física orientada e tampouco conhecimentos mínimos necessários para a sua prática ou quais exercícios são os mais indicados, e alguns vão realizá-los sem orientação, na certeza de que o mesmo irá lhe trazer benefícios quando na verdade estará lhe causando malefícios.
Tradicional festa em homenagem às mamães jaciarenses foi sucesso absoluto
A tradicional festa em homenagem às mamães jaciarenses mais uma vez superou as expectativas de público e sagrou-se por mais um ano como a maior do Vale do São Lourenço. Cerca de quatro mil mamães retiraram su[...] continue lendo
Festa em homenagem às mamães jaciarenses acontece hoje (07/05)
Chegou o dia da grande Festa em homenagem a todas as mamães jaciarenses! Uma das festas mais tradicionais e esperadas, o evento promovido pela Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania[...] continue lendo
Jaciara dá início à 5ª etapa do Mais MT Muxirum e do Programa Brasil Alfabetizado
Nesta segunda-feira (05/05), foi realizada a aula inaugural da 5ª etapa do Programa Mais MT Muxirum e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Jaciara. Nesta nova etapa, o programa conta com a atuação de 38 a[...] continue lendo
Caravana da Secel MT leva "Fluxo - Trilhando os caminhos da Cultura e do Esporte" a Jaciara
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL MT) realizou uma ação importante em Jaciara, levando o “Fluxo - Trilhando os caminhos da Cultura e do Esporte” ao município. Essa iniciativa vis[...] continue lendo