Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projetos Preveem Recuperacao De Areas Degradadas

MEIO AMBIENTE: Projetos prevêem recuperação de áreas degradadas

Publicado em: 25 de Junho de 2011
Texto: José Marques/Ascom

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barboza Medeiros, considerou proveitosa a reunião com a organização não governamental (Ong) The Nature Conservancy, ocorrida na semana passada na Escola Estadual Antonio Ferreira Sobrinho. Segundo ele, o objetivo é dar seqüência aos projetos trabalhados desde 2005/2008 na recuperação de áreas degradas e matas ciliares da região de Jaciara. Também participaram membros do sindicato Rural, Câmara Municipal, além da Secretaria Adjunta de Agricultura do município.

“Recuperar essas áreas é trazer benefícios para nossa futura geração, conservando nossa rica biodiversidade de cerrado brasileiro”, acredita Zilmar. Outro fator comentado pelo secretário é em questão da redução dos impactos no meio ambiente. “O produtor rural deve ser um dos defensores das áreas de preservação previstos na lei, como as nascentes e reservas legais, evitando sempre o desmatamento em áreas sensíveis e proibidas de serem desmatadas pela legislação estadual e federal”, acrescenta.

O secretário lembra ainda que essas reservas legais devem ser preservadas juntamente com as áreas de preservação permanente (APPs), mata ciliares, formando os chamados “corredores ecológicos”, que além de obrigatórios, podem trazer muitos benefícios para a fauna e flora. “Isso facilita na certificação da propriedade, diferencial para a obtenção de crédito rural e para a venda do produto no mercado” assegurou.

Apoio

Zilmar destacou como fundamental o apoio dado pelo poder público municipal na recuperação e preservação de áreas florestais. “O prefeito Max Russi é um dos grandes defensores desses projetos e nos dá total apoio. Para a recuperação de matas ciliares os produtores rurais contam com o apoio do Viveiro Municipal, ou até viveiros particulares, onde o mesmo pode adquirir mudas com valor abaixo do mercado”, informou.