Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Boletim Aponta Cachoeira Da Mulata E Rio Tenente Amaral Como Seguras Para Banho Em MT

JACIARA-MT

Boletim aponta Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral como seguras para banho em MT

Análises feitas pela SEMA classificam águas de Jaciara como Excelente e Muito Boa



Publicado em: 29 de Setembro de 2025
Texto: Ascom - Jaciara-MT
Foto: Amanda Cardoso e Vitor Fichio

Após cinco semanas consecutivas de análises das águas de 41 pontos de banho em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), concluiu o boletim de balneabilidade em que aponta a Cachoeira da Mulata e o Rio Tenente Amaral, em Jaciara-MT, também conhecida como a Capital dos Esportes Radicais, como aptas para banho.

Em Jaciara, as coletas ocorreram em datas diferentes sendo a primeira em junho de 2025, duas vezes em julho e outras duas coletas no mês de agosto. De acordo com o boletim, a Cachoeira da Mulata enquadra-se na categoria “Própria – Excelente”, com pH 4,6 conforme última análise. Já a o Rio Tenente Amaral, com pesquisas feitas nas mesmas datas, entrou para a categoria “Própria – Muito Boa”, com pH 6,2 apontado na última fase de análise. 

“Nos sentimos muito mais seguros ao saber deste resultado. Jaciara é reconhecida nacionalmente, por suas riquezas naturais. As belas cachoeiras que encantam a todos que visitam a nossa cidade e, este trabalho realizado pela SEMA nos deixa ainda mais tranquilos em saber que os nossos banhistas estão seguros. E, fica o convite para quem ainda não conhece visitar Jaciara e os que já conhecem, retornar e aproveitar muito nossas cachoeiras, o rafitting, o rapel, conhecer o Mirante de Vidro, Vale do Chico, Cânion das Índias e tantos outros locais que temos aqui”, observou a prefeita Andréia Wagner.

Os estudos das águas em Mato Grosso foram realizados por meio de coleta de dados de campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a 04 de setembro de 2025 e, avaliaram os municípios de Jaciara, Várzea Grande, Cuiabá (Capital), Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Barra do Bugres, Barra do Garças, Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo.


A análise – As águas são consideradas “próprias” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco coletas realizadas, no mesmo local, houver no máximo 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli (bactéria que pode causar infecções) por 100 mililitros. E ainda podem ser subdivididas em Excelente, Muito Boa ou Satisfatória.

E, “impróprias”, quando tiver a ocorrência do não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias.   

 

Mais informações:

66 99226-5910 Joelma Pontes / Jornalista
66 98416-7034 Michele Soares / Jornalista


Últimas Notícias