Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Destina 100 Toneladas De Pneus Inserviveis Para Reciclagem

SUSTENTABILIDADE

Jaciara destina 100 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem

Ação conjunta da Prefeitura e empresa Ecopneu visa reduzir impacto ambiental, eliminar criadouros de mosquitos transmissores de doenças e manter a cidade limpa e organizada.



Publicado em: 28 de Março de 2025
Texto: Michele Soares | Ascom
Foto: Deivid Fernando

A Prefeitura de Jaciara já realizou o recolhimento de cem (100) toneladas de pneus inservíveis no município. A ação é realizada através das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura, e conta com a parceria da empresa Ecopneu, de Cuiabá.

Os pneus que foram recolhidos serão destinados para incineração em usinas siderúrgicas e transformados em energia, em indústrias de Rondonópolis e Cuiabá.

Na última ação, que aconteceu no início de março, foram recolhidas mais 25 toneladas de pneus. De dezembro de 2024, quando a ação teve início, até agora, já foram 100 mil quilos de pneus velhos e inservíveis destinados a reciclagem.

Vale destacar que a ação não tem custo ao município. O gasto com frete, combustível e motorista, que realiza o transporte dos pneus, fica a cargo da empresa Ecopneu.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura entra com apoio na logística, auxiliando na carga dos pneus, que é encaminhada para a destinação final.

Vale lembrar que os pneus são recolhidos em pontos específicos como borracharias, bicicletarias e durante os mutirões de limpeza, que são feitos diariamente na cidade.

No entanto, moradores e comerciantes que queiram participar da ação também podem entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente e realizar o agendamento para organização e recolhimento de pneus velhos, através do número (66) 98109-1272.

Com esta ação, Jaciara avança significativamente na destinação do passivo ambiental gerado na cidade, já que esses materiais, que são feitos de borracha, com derivados de petróleo e diversos produtos químicos, levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza.

Além disso, a saúde pública também ganha, uma vez que promovendo o descarte correto desses pneus inservíveis, eliminam-se criadouros do Aedes aegpty, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Sem falar, é claro, que a cidade fica ainda mais bonita, limpa e organizada.


Últimas Notícias