Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Central De Triagem De Residuos Solidos De Jaciara Recebe Cerca De 35 Toneladas De Reciclaveis Por Mes

MEIO AMBIENTE

Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaciara recebe cerca de 35 toneladas de recicláveis por mês

Jaciara é o primeiro município do Vale do São Lourenço a ter uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos



Publicado em: 19 de Março de 2024
Texto: Michele Soares / Ascom
Foto: Vitor Raul

Os resíduos sólidos são gerados por diversos setores, como residências, comércios, indústrias e serviços de saúde, cada um com seus tipos específicos de resíduos. Essa variedade de fontes e materiais apresenta desafios significativos. Problemas ambientais como poluição do solo, da água e do ar surgem da disposição inadequada desses resíduos, além dos impactos na vida selvagem. A contaminação química e a emissão de gases de efeito estufa contribuem para as mudanças climáticas. A má gestão dos resíduos também compromete a saúde pública, aumentando os riscos de doenças e infestações. Portanto, é crucial adotar práticas sustentáveis de redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado para minimizar esses problemas.

Nesse sentido, Jaciara saiu na frente e é o primeiro município do Vale do São Lourenço a ter uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos.

A obra da Central de Triagem foi entregue em abril de 2023, mas as operações no local iniciaram de fato em novembro do ano passado, por conta de problemas relacionados à linha e transmissão de energia, que inviabilizavam o funcionamento adequado das máquinas e equipamentos.

A central de triagem de resíduos desempenha um papel crucial na gestão adequada dos resíduos sólidos. Nessa instalação, os resíduos são recebidos e separados de acordo com sua composição e potencial de reciclabilidade. Para a realização desse trabalho, a Prefeitura de Jaciara conta com a parceria de uma cooperativa de reciclagem, a Cooperviva.

Por mês são recebidos, em média, de 25 a 35 toneladas de recicláveis na Central de Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaciara. O local, inclusive, está operando hoje em sua capacidade máxima. Isso se deve  ao baixo valor pago pelo quilo do material reciclável.

A situação é preocupante, pois a reciclagem – além de sua função social – é uma das principais formas de preservar o meio ambiente e combater o desperdício de recursos naturais. Se o preço dos materiais recicláveis continuar a cair, isso pode prejudicar seriamente a cadeia da reciclagem e impedir a concretização das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), bem como dos incentivos para a reciclagem.

O Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Satallone V. Moura destacou que, além do compromisso com o meio ambiente e questões ambientais, o trabalho de reciclagem também interfere na economia do município, uma vez que Jaciara paga por tonelada de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário de Rondonópolis.

Stallone salientou ainda que a Central de Triagens serve também como ponto de recebimento para os resíduos sólidos provenientes de empresas e indústrias.

“Muitas empresas antigamente não tinham nenhum acesso a uma parceria dessas do município, do executivo, para que eles pudessem destinar o seu material. Lembrando que o município, em sua Lei Municipal, é responsável somente pelo recolhimento do lixo doméstico. O direcionamento dos resíduos oriundos de empresas são de responsabilidade das mesmas. Então o município fez uma parceria para facilitar para o empresariado, para que houvesse um setor onde eles pudessem destinar seus resíduos sólidos”, explicou Stallone.

Outro ponto importante que merece ser destacado é o trabalho de conscientização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem, realizado junto às escolas do município.

“Com esse trabalho de conscientização, os próprios alunos adquirem conhecimento sobre esse setor e difundem essa informação em suas casas e ensinam suas famílias da importância da separação desses materiais, para que sejam melhor aproveitados pela cooperativa”, frisou o secretário Stallone.


Últimas Notícias