Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Mata Viva Desperta A Consciencia Ambiental Em Jovens Estudantes

MEIO AMBIENTE: Projeto Mata Viva desperta a consciência ambiental em jovens estudantes

Publicado em: 26 de Novembro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Mais uma ação de reflorestamento aconteceu nesta terça-feira (26) com alunos das escolas estaduais Antônio Ferreira Sobrinho, Araujo Barreto e São Francisco de Assis, através do Projeto Mata Viva. Mais de mil mudas de árvores nativas foram doadas para o plantio no entorno do Rio São Lourenço, que passa aos fundos da Estância Rincão.

De acordo com o professor João Carlos, o objetivo do projeto é criar uma consciência ambiental nos jovens e praticar uma ação de reflorestamento as margens do Rio São Lourenço “Nós buscamos trabalhar com as pessoas de Jaciara, para que essas pessoas comecem a ter uma nova postura sobre a mãe natureza”, explicou o professor.

O trabalho acontece todo o ano com jovens estudantes. Além de aprender sobre o meio ambiente e as diversas formas de preservá-lo, o projeto desperta o interesse da comunidade em geral. “O objetivo dessa nossa ação não é simplesmente o plantio, mas também um momento de reflexão sobre o período em que o Rio São Lourenço se encontra e o que poderá acontecer com ele se nós não intervirmos nessa situação”, destacou o professor e coordenador do Projeto, Jorge Antunes.

Ele ainda ressaltou a importância de apoios como o da Prefeitura Municipal, para que seja feito essa reflexão na comunidade sobre a relação da sociedade com o meio ambiente, criando uma mudança de postura e compromisso.

A Prefeitura de Jaciara é parceira do Projeto através da Secretaria de Meio Ambiente e realiza o acompanhamento dessas ações que trazem bons frutos ao município. “Esse projeto associa a educação ambiental que garante a seqüência dessas ações”, comentou a bióloga da Prefeitura Lucimara Castilho.

Lucimara ainda destaca que a escolha das áreas foi feita através de um estudo para distinguir o déficit de preservação ambiental que existem em alguns pontos do município.