Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alunos Do Colegio Dom Bosco Plantam Arvores Nativas

MEIO AMBIENTE: Alunos do Colégio Dom Bosco plantam árvores nativas

Publicado em: 09 de Abril de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

Os alunos do Colégio Dom Bosco participaram na manhã desta quarta-feira (09.04) do plantio de mudas típicas das matas ciliares da região do Vale do São Lourenço, na localidade da Cachoeirinha. A ação é uma parceria dos projetos Mata Viva e Dom Bosco Sustentável, com a parceria da Prefeitura de Jaciara, através da secretaria adjunta de Meio Ambiente e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Aroeira, ipê, jacarandá, açoita cavalo, jenipapo e pata de vaca foram às espécies plantadas pelos 37 alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, supervisionados pelos professores Jorge Antunes e João Carlos Vasques, acompanhados pela secretária adjunta de Meio Ambiente Cenita Maria Oliveira e pela bióloga da pasta Lucimara Afonso Castilho.

A ação encabeçada pelo projeto Mata Viva tem como objetivo levar aos alunos e cidadãos jaciarenses a conscientização que vai além do plantio de mudas, como também limpezas e campanhas educativas para proteger as áreas ecológicas do município.

Na propriedade rural escolhida nesta etapa está localizada a central de captação de água, do Departamento de Água e Esgoto (DAE), que abastece o município de Jaciara. O local agora conta com mais 400 árvores para ajudar na preservação e evitar a degradação do local, que é muito importante à cidade.

Para o professor Jorge, esta parceria entre as instituições de ensinos é muito importante para que projetos como este possam ganhar forma. “Agradeço o apoio que o prefeito Ademir vem trazendo para os nossos projetos ecológicos e agradeço também todos os alunos que colocam a mão na massa para garantir um aprendizado e exemplo de preservação que é passado de família a família”, comenta o professor.

As mudas plantadas são cultivadas no Viveiro Educador, projeto mantido pela secretaria Estadual de Educação, situado na Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho. O objetivo principal do Viveiro é fomentar as regiões de reservas legais com mudas para dar continuidade na preservação juntamente com as áreas de preservação permanente (APPs), mata ciliares, formando os chamados “corredores ecológicos”, que além de obrigatórios, podem trazer muitos benefícios para a fauna e flora.