Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alunos Da Rede Publica E Particular Participaram De Palestra De Sensibilizacao Ambiental

MEIO AMBIENTE: Alunos da rede pública e particular participaram de palestra de Sensibilização Ambiental

Publicado em: 02 de Abril de 2014
Texto: Márcio Fidelis/Ascom Jaciara

Cerca de 400 alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e do Distrito de Celma de Jaciara participaram na manhã desta terça-feira (02.04) da Palestra “Sensibilização Ambiental”, no Clube do Milhão (CDM), realizada pela Prefeitura Municipal, através da secretaria adjunta de Meio Ambiente e Mayo Consultoria.

De acordo com a bióloga da secretaria adjunta de Meio Ambiente de Jaciara, Lucimara Afonso Castilho, o objetivo deste encontro é fomentar mais um pouco a educação ambiental, que deve ser trabalhada com repetição e reforço de tempo a tempo. “O convite foi feito aos alunos e professores das redes municipais, estaduais e particulares, que têm como principal função serem multiplicadores dos conhecimentos de preservação do meio ambiente”, explica.

Durante a palestra, a bióloga levou aos estudantes informações sobre as ações de conscientização como não jogar lixos em terrenos baldios, sobre os locais corretos de destinação de alguns tipos de resíduos que já está implantado no município e sobre a reciclagem, prática que deverá ser implantada no município em um futuro breve.

Esta é a segunda palestra realizada com o mesmo objetivo, a primeira contou com a participação dos beneficiários do Programa Aceleração de Crescimento (PAC) e estudantes. Todas as informações repassadas foram baseadas na lei nº 12.305/10, referente à prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos materiais que não tem mais valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é o principal instrumento que ajudará o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, que é alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.

De acordo com a responsável pela Mayo Consultoria em Jaciara, Marta Souza Carrion, a empresa foi vencedora da licitação que tem como objetivo desenvolver o trabalho técnico social junto às obras do PAC que estão sendo executadas no município, entre elas está a Central de Resíduos Sólidos que vai separar todo o lixo doméstico da cidade.

Na palestra marcaram presença o prefeito Ademir Gaspar, a secretária adjunta de Meio Ambiente Cenita Maria Oliveira, o secretário adjunto de Turismo Sérgio Lúcio, o secretário de Governo Valdis Castilho Júnior, professores, diretores e os 30 alunos de cada instituição de ensino de Jaciara, são elas, as escolas municipais Magda Ivana e Maria Vilany Delmondes, o Ceja Marechal Rondon e as escolas estaduais Antônio Ferreira Sobrinho, E.E Francisco Araújo Barreto, E.E Francisco Soares de Oliveira, E.E Milton da Costa Ferreira, E.E Prefeito Artur Ramos, E.E Santo Antônio, E.E São Francisco de Assis, E.E Celestino Soares e Colégios Albert Einstein e Dom Bosco.