Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Catadores De Materiais Reciclaveis Poderao Receber Recursos E Capacitacao Atraves De Programa

MEIO AMBIENTE: Catadores de materiais recicláveis poderão receber recursos e capacitação através de programa

Publicado em: 18 de Março de 2014
Texto: Márcio Fidélis/Ascom

As Secretarias de Gestão Social e Adjunta do Meio Ambiente realizou uma reunião com os catadores de materiais recicláveis para esclarecer as ações, benefícios e a importância de ser fazer parte do programa Pró-Catador, do Governo Federal. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (18.03), na sede do Meio Ambiente, em Jaciara.

Na oportunidade, a coordenadora do Cadastro Único, Aldenir Silva Santos, explicou sobre a importância e vantagens de estar inseridos no sistema direcionado às famílias de baixa renda do Governo Federal.  E a secretária Adjunta do Meio Ambiente, Cenita Oliveira, fez uma breve explanação sobre as políticas que deverão ser adotadas nos próximos anos referente à coleta seletiva.

O Programa Pró-Catador tem a finalidade de integrar as ações voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhorias das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.

O programa apresentado prevê ações nas áreas de capacitação, formação, assessoria técnica, incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários, pesquisas e estudos sobre o ciclo de vida dos produtos e a responsabilidade compartilhada, aquisição de equipamentos, máquinas e veículos, implantação e adaptação de infraestrutura física e a organização de redes de comercialização e cadeias produtivas integradas por cooperativas e associações de trabalhadores em materiais recicláveis e reutilizáveis.

A preocupação quanto à reciclagem é que no Brasil se produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo e grande parte é depositada de forma inadequada em lixões. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ainda existem no Brasil 2.906 lixões, distribuídos em 2.810 municípios e apenas 18% deles possuem programa oficiais de coleta seletiva.

Segundo estimativas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) existem no Brasil cerca de um milhão de catadores que vivem do trabalho de coleta, triagem e comercialização dos recicláveis.

Em Jaciara, as ações na área da coleta seletiva começam a tomar formas, partindo do principio básico, como a capacitação destes profissionais para assim que criarem a cooperativa dos catadores já estejam preparados para assumir os postos de maneira correta e serem multiplicadores da reciclagem.

A Prefeitura Municipal, no ano passado, já deu o primeiro passo com a aquisição de dois caminhões basculantes equipados com o sistema de compactação de resíduos sólidos, os quais proporcionaram a regularização da coleta em 100% dos bairros no município. Outra iniciativa, que faz parte das ações do Meio Ambiente foi à criação do Eco Ponto Municipal, localizado a margem da BR 364, onde moradores podem destinar lixos como podas de árvores e grama, pneus, móveis velhos e restos de construções para facilitar futuramente a coleta de materiais reutilizáveis.