Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Acoes De Conscientizacao Sao Realizadas No Dia Mundial Do Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE: Ações de conscientização são realizadas no dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 07 de Junho de 2013

Cinco de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, para reforçar a importância da conservação de nosso Patrimônio Natural a Secretaria Adjunta do Meio Ambiente de Jaciara, promoveu ações educativas em frente à prefeitura, para sensibilizar a população sobre assuntos de grande relevância para o Meio Ambiente em nosso município. Além de vídeos, panfletos e banners instalados no estande a animação do movimento ficou por conta das músicas ambientais e do locutor Ferreirinha que forneceu informações à população que passava pelo local sobre as temáticas ambientais trabalhadas.

A atual gestão municipal que trabalha com foco na sustentabilidade ambiental, concretizou ações integradas para melhorar a coleta de resíduos sólidos comuns. Além disso, está organizando os espaços adequados para a destinação de entulhos, podas de árvores, móveis velhos. Uma preocupação quando o assunto é lixo são os componentes altamente tóxicos presentes nas pilhas, baterias, lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes. Neles existem metais pesados como o mercúrio que contamina os solos, as águas e tem efeito cumulativo em nosso organismo podendo causar sérios problemas para a nossa saúde.

Outro resíduo prejudicial para o ambiente e para a população é o óleo de cozinha usado, que quando jogado no ralo da pia entope a caixa de gordura, fossa séptica, evitando o escoamento da água para o solo, o que faz transbordar os dejetos, tornando necessário contratar os serviços de limpa-fossas. Para o ambiente os danos também são graves, pois impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, causa enchentes, contamina rios e lençóis freáticos e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos e mau cheirosos na atmosfera.

Em se tratando de saúde coletiva também foi realizada a sensibilização quanto às doenças relacionadas à problemática do lixo que são a Dengue e a Leishmaniose, com a participação dos Agentes de Combate às Endemias.

Neste período de seca, também não foi esquecido uma questão ambiental muito preocupante que são as queimadas, além de ser crime ambiental, destroem os ecossistemas, poluem a atmosfera e provocam graves problemas respiratórios.