Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Implantara Comite De Combate Ao Fogo

MEIO AMBIENTE: Jaciara implantará Comitê de combate ao Fogo

Publicado em: 20 de Setembro de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

O Estado de Mato Grosso apresentou uma queda considerável em relação as queimadas nesse ano, foram 70% a menos de focos de calor em MT. Mas o índice não quer dizer que as preocupações acabaram, pelo contrário, a muito que se fazer, principalmente nessa época do ano em que a seca atinge a região e possibilita o aumento dos focos.

Com esse intuito de prevenção, a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente realizou na noite desta segunda-feira (19) uma palestra que discutiu a implantação de um Comitê de combate ao Fogo. No evento estiveram presentes o secretário adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barbosa Medeiros, o comandante do Corpo de Bombeiros de Jaciara, o tenente Marco Aurélio Aires, diretores das escolas do município e o tenente coronel do BM Dércio Santos da Silva, que ministrou a palestra.

Durante a palestra, Dércio apresentou os riscos que as queimadas podem trazer a população e explicou que o comitê foi inicializado para unir forças e fortalecer as ações de prevenção. O Comitê do Fogo municipal é ligado ao Comitê Regional, o que facilita o trabalho e a definição dos procedimentos tomados em relação as queimadas. “Nosso principal objetivo é a construção de planos para prevenir as queimadas na região”, define o coronel.

De acordo com o secretário Zilmar, já existem ações educacionais orientando a população, como por exemplo, a recolherem as folhas secas ao invés de queimá-las. O tenente Aires, também salientou o trabalho realizado pelo corpo de bombeiros nas escolas do município com apresentações de vídeos educativos relacionados as queimadas.

Apesar desses trabalhos, já executados no município, ainda há muito que se fazer para a prevenção do problema. O Prefeito Max Joel Russi já assinou o decreto para a implantação do Comitê, agora a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente se reunirá em nova data para definir quem participará desse comitê que diminuirá ainda mais as queimadas que atingem nosso município.