Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Tombamentos Resgatam O Valor Historico De Jaciara

TURISMO: Tombamentos resgatam o valor histórico de Jaciara

Publicado em: 22 de Maio de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

A Diretoria de Cultura de Jaciara vem fazendo um grande trabalho a fim de resgatar a história do município. Um exemplo disso são os tombamentos que já foram realizados na Praça Tamoyos e Centro Cultural Paulo da Costa Ferreira, o Museu. O tombamento de patrimônios culturais em uma cidade acontece para reconhecer o valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função social.

De acordo com a diretora de Cultura, Selma de Fátima Moura, é de extrema importância resgatar a história da nossa cidade. “Se nós não tivermos essa iniciativa certamente daqui a alguns anos não teremos nada mais que nos lembre do início da nossa história”, comentou.

Jaciara já conta com o Museu municipal, onde encontra-se parte das origens do município e das pessoas que alavancaram a cidade, deixando sua marca através de objetos, manuscritos e recordações fotográficas. Segundo Selma, o trabalho com o Museu está apenas no começo e apesar do grande acervo, ainda a muita história que pode ser contada através desses objetos muitas vezes guardados em casa. “O morador que possuir um objeto seja ele o que for, como um manuscrito, objeto, móvel, enfim, deve falar comigo que eu irei analisar o valor histórico e em seguida proceder a doação. Este é um procedimento técnico, histórico e requer cuidados”, explicou Selma.

Nesse semestre ainda, a diretoria de Cultura realizará a primeira exposição temática com o acervo da comunidade. Portanto, se você tem algo que faz parte da história do nosso município, procure a Diretoria de Cultura que fica aos fundos da Defensoria Pública ou pelo telefone (66) 3461-4556 e colabore para que através desse resgate cultural possamos continuar contando e fazendo a história de Jaciara.