Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Entrega Mudas Geneticamente Modificadas

AGRICULTURA: Prefeitura entrega mudas geneticamente modificadas

Publicado em: 29 de Março de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Mudas de seringas de alta produção foram entregues oficialmente pela prefeitura a pequenos produtores da zona rural. A entrega oficial aconteceu no gabinete do prefeito Max Russi e contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, representantes locais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder/MT), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), além de membros do executivo e legislativo.

De acordo com o secretário Adjunto de Agricultura, David de Oliveira, o programa visa distribuir até 2 hectares de mudas para cada produtor.

Essa distribuição faz parte de um projeto inovador da Secretaria Ajunta de Agricultura, onde foi implantado a RRIM-600 na plantação de seringas que fica no Viveiro Municipal. Esse sistema consiste em um clone da planta de alta produção de látex. No total 20 mil mudas serão distribuídas.

Para isso, foi feita à contratação de um técnico especializado que, junto a sua equipe, realizou as enxertias. O processo se trata do procedimento onde são retiradas partes de uma haste da variedade RRIM-600 e implantadas nas mudas já plantadas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Milton Ferreira Júnior, 20 mil mudas sofreram a implantação durante essa primeira etapa. Ele informou que foi feito um forte investimento, assim com o valor de 127 mil reais, para a instalação de um sistema de irrigação do campo clonal.

O prefeito Max Russi explicou que esse programa foi buscado como alternativa de diversificar a nossa econômica. Max anunciou que nos próximos dias também será lançado um projeto de piscicultura.

Complementando, o chefe do executivo municipal lembrou que a atual gestão tem investido firme no suporte ao agricultor familiar. “Compramos um pequeno trator para ajudar o pequeno produtor e já estamos licitando outro maior”, anunciou.

Para o vereador Ademir Gaspar de Lima, que esteve na entrega, acompanhado do vereador Sebastião Carlos “Carlão”, essa é uma iniciativa louvável do poder público. “Essa é uma excelente forma do setor incentivar o projeto da seringa. Assim o município proporciona aos produtores rurais uma ótima alternativa”, destacou.

Por sua vez, o agricultor Rodolfo Barão Filho, que possui uma pequena produção na região do Garimpo das Pombas, está otimista com a aquisição de 1500 mudas da seringa. “Procuro uma renda maior e estou acreditando nesse plantio”, declarou

Já a produtora rural, Abigail Marques das Chagas, acredita que isso vai beneficiar muitas famílias. “Isso está sendo muito bom para os pequenos produtores. Quando obtiver meus resultados e vou quer mais”, disse.